Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. A...

sitemap:

Indicadores Ethos para Micro e Pequenas Empresas

Recomende por e-mail

Os Indicadores Ethos apresentam dois tipos de questionários, cujos conteúdos foram adaptados para diferentes portes de empresas, considerando as peculiaridades e a complexidades de cada um.

O questionário sugerido para as micro e pequenas empresas é o dos Indicadores Ethos-Sebrae, cujo conteúdo está estruturado em:

  • Perguntas-chave. Propõem uma reflexão sobre qual é o nível de adequação de determinada prática na gestão da empresa, com cinco opções de respostas: “Não”, “Em parte”, “Em grande parte”, “Sim” e “Não vemos aplicação disso em nossa empresa”. Se a resposta for “Não” ou “Não vemos aplicação disso em nossa empresa”, as demais perguntas do indicador não precisam ser respondidas, pois são consideradas não aplicáveis. 
  • Perguntas binárias. Relacionadas a cada pergunta-chave, contêm elementos de validação e aprofundamento sobre o tema nela tratado e contribuem para a compreensão de quais práticas devem ser incorporadas à gestão do negócio. Além das opções de respostas “Sim” ou “Não”, há ainda a opção “Não se aplica”, para questões não relacionadas à realidade da empresa. Essas perguntas devem ser obrigatoriamente respondidas, exceto nos casos em que a pergunta-chave correspondente não é aplicável à realidade da empresa. 
  • Perguntas quantitativas. Propõem o levantamento sistemático de dados que serão úteis no monitoramento interno da empresa. Embora alguns indicadores não apresentem esse tipo de pergunta, os dados pedidos devem ser levantados precisamente, uma vez que permitem um melhor entendimento da evolução das práticas de responsabilidade social.

Histórico

Visando à disseminação do movimento de responsabilidade social e o incentivo à incorporação de práticas de RSE pelo universo das micro e pequenas empresas, o Instituto Ethos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolveram duas publicações em 2003:

  • Ferramenta de Auto-Avaliação e Planejamento – Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas e
  • Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas – Passo a Passo.

O conteúdo da primeira publicação foi revisto em 2006, dando origem aos Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas Empresas. Desde então, esse questionário ficou disponível para preenchimento no sistema on-line. Para acessar a versão 2012 em PDF, clique aqui.

 

Tags:
  • Não há tags associadas a esse post