NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

B.Braun dá o pontapé inicial do programa cadeia de valor com seus distribuidores

Objetivo do programa é prevenir e combater a corrupção

12/07/2017

Compartilhar

O primeiro encontro com a cadeia de valor da B. Braun aconteceu nos últimos dias 26 e 27 de junho, no escritório da companhia em São Paulo. A empresa foi a primeira do seguimento a implantar o programa Cadeia de Valor, em parceria com o Instituto Ethos. O objetivo da parceria com o Ethos é permitir aos seus parceiros de negócios que façam uma avaliação do status de governança e compliance das suas empresas para prevenir más práticas e promover práticas de integridade no mercado de saúde brasileiro.

O treinamento foi facilitado por Dilma Pimentel, consultora em gestão. Em sua fala, Dilma frisou os custos da corrupção tanto econômicos (2% do PIB Global – 1,5 a 2 trilhões de dólares anuais no mundo e 200 bilhões anuais no Brasil), quando os sociais e políticos.  Além disso, elencou as consequências das más práticas, entre elas, o comprometimento do desenvolvimento da sustentabilidade nas organizações.

O mote do encontro seguiu a frase ilustrativa “A corrupção é o mau uso do poder investido em benefícios privados”, da Transparência Internacional. A discussão entre os presentes foi pautada nos desafios de prevenção e combate à corrupção tanto no setor da saúde quanto a nível nacional. Os distribuidores presentes compartilharam suas percepções, a partir das suas experiências e dos desafios enfrentados no dia a dia.

“Para mim, está claro que a corrupção prejudica a empresa e o ambiente de negócios, afeta a competitividade e tem total impacto no “custo Brasil”. As ações tomadas pontualmente pelos corruptores, tem um efeito devastador para as empresas a longo prazo. Este treinamento é importante para sabermos que não estamos lutando sozinhos e o envolvimento da alta gestão das empresas nestas questões são essenciais. Atualmente, o combate à corrupção não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência ética e financeira”, apontou Raul Santana, diretor comercial do Grupo Opera

Os participantes também foram apresentados aos Indicadores Ethos e ao Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção. Além disso, foram treinados para o preenchimento dos indicadores, os tipos de questões existentes, os estágios de maturidade de cada empresa e o uso do sistema online dos Indicadores Ethos, além do exercício de simulação de preenchimento do Guia Temático de Integridade.

As distribuidoras da cadeia da B.Braun terão acesso ao sistema online dos Indicadores Ethos e são estimulados a preencher os indicadores de integridade e, a partir do autodiagnóstico individual, traçar caminhos para o aperfeiçoamento das medidas para prevenção e combate à corrupção, com o objetivo de promover ambientes mais íntegros e pautados na ética. Além o autodiagnostico, as empresas que preenchem os Indicadores no sistema online têm acesso ao seu relatório de sustentabilidade e a uma orientação individual sobre oportunidades identificadas que será realizada pelo Instituto Ethos.

“O treinamento nos auxilia na implantação do compliance na empresa, esclarecendo dúvidas que possam vir a ocorrer durante o processo. O treinamento vem ao encontro aos processos que estamos adotando na empresa. As ferramentas nos darão suporte para a implantação destes processos colocando cada vez mais a empresa em evidência, confirmando para o mercado a seriedade e os valores éticos que desde a sua criação, nortearam a nossa empresa”, comentou Adriana Farion, coordenadora financeira da Del Farrs.

As próximas atividades do programa Cadeia de Valor da B.Braun serão o preenchimento, pelos distribuidores, do Guia Temático de Integridade até o dia 15 de agosto, os plantões de dúvidas sobre o preenchimento e os webinars que discutirão temáticas transversais à promoção da integridade e prevenção e combate à corrupção.

Saiba detalhes sobre o programa Cadeia de Valor do Ethos aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.