NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Boas práticas para resíduos sólidos são tema de seminário promovido por Ethos e Nossa São...

22/08/2012

Compartilhar

O evento vai se realizar no próximo dia 29/8, no auditório da Fecomércio, com a presença de candidatos a prefeito de São Paulo.

O evento tem por finalidade apresentar as boas práticas que empresas e governos já realizam, bem como discutir os desafios que ainda precisam ser enfrentados pela gestão pública e pela iniciativa privada para efetivar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O objetivo é mostrar as boas práticas de gestão pública e empresarial que já estão sendo adotadas, bem como discutir os desafios e impactos que empresas e municípios ainda precisam enfrentar para efetivar a PNRS.

Aprovada em agosto de 2010 e regulamentada em dezembro do mesmo ano, a PNRS instituiu o princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o que abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Para que cada parte exerça esse princípio, a lei estabelece que a gestão pública mantenha o serviço de coleta seletiva, os consumidores acondicionem adequadamente os resíduos reutilizáveis e recicláveis e as empresas recebam esses resíduos para reutilização, independentemente do sistema público de coleta.

Os prazos estipulados pela PNRS para implementação dessas responsabilidades estão chegando ao fim, mas todas as partes envolvidas ainda têm desafios a superar. Por isso, esse seminário é importante, pois oferece uma oportunidade de verificar casos bem-sucedidos de gestão de resíduos e de discutir quais as etapas que ainda são necessárias para atender as demandas da lei.

Programação

Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, fará a abertura do seminário, junto com o professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio.

Em seguida, os palestrantes convidados vão discutir a importância de acordos setoriais para a institucionalização da PNRS. São eles: Silvano Silvério, do Ministério do Meio Ambiente; Victor Bicca, presidente do Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre); Carlos Filho, diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe); Ana Paula Bernardes, gerente de projetos da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro);e Roberto Rocha, presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Caio Magri, gerente de Políticas Públicas do Instituto Ethos, vai mediar o debate.

À tarde, as empresas Diageo,Tetra Pak, Inova Ambiental e São Bernardo Ambiental (estas duas últimas, do grupo Solví) vão apresentar seus casos exemplares de gestão empresarial de resíduos. Na sequência, as prefeituras de Itu (SP) e Natal (RN) apresentarão suas respectivas boas práticas.

No encerramento, os candidatos a prefeito de São Paulo vão assinar uma carta compromisso e também apresentar suas propostas para a gestão sustentável dos resíduos sólidos na capital.

Transmissão via Twitter

Em razão da grande procura para participar deste seminário, as vagas estão esgotadas. Por esse motivo, o evento será transmitido on-line, por meio do Twitter do Instituto Ethos (http://twitter.com/institutoethos).

Reforçamos a solicitação a todos os inscritos para que cheguem ao local com antecedência, a fim de realizar seu credenciamento. E pedimos a quem não possa comparecer que nos informe, por gentileza, enviando uma mensagem a [email protected], para que possamos liberar uma vaga da lista de espera.

SERVIÇO
O quê: Seminário “Resíduos Sólidos e Cidades: Boas Práticas e Desafios”;
Quando:
29 de agosto de 2012;
Horário: Das 9h00 às 18h00;
Local: Auditório da Fecomércio;
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista – São Paulo (SP).

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.