NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Como as empresas podem acompanhar suas ações em relação à mudança do clima?

02/08/2017

Compartilhar

Encontro discutiu detalhes da ferramenta que vai ajudar empresas a mapearem seus impactos

Facilitar a gestão dos negócios de maneira responsável e sustentável é o foco de trabalho do Ethos e para isso, ferramentas de gestão foram criadas: os Indicadores Ethos e seus aprofundamentos, os Guias Temáticos. Este ano o Ethos está elaborando novas ferramentas de gestão, entre elas o guia temático de mudança do clima e este tem sido o centro de atuação do Fórum Clima, grupo de trabalho do Ethos focado na promoção de uma economia de baixo carbono.

No último dia 25, aconteceu no Instituto Ethos mais um encontro para discutir a construção do Guia Temático focado na mudança do clima e contou com a participação de líderes de empresas e também com representantes da sociedade civil. Ao início da reunião foram mostrados os indicadores construídos em parceria com a consultoria WayCarbon que devem compor o guia temático. As questões binárias e de profundidade (estágios) que compõem cada indicador desenvolvido foram analisados pelos participantes que avaliaram se correspondiam com os possíveis estágios de maturidade das empresas e se os temas que são de interesse da sociedade estavam contemplados, ainda que em estágio mais avançado de protagonismo.

A discussão baseada no material foi feita em pequenos grupos e após a discussão, os pontos foram apresentados. O objetivo foi indicar caminhos para a melhoria do material, a fim de aprimorá-lo para que tenha efetividade em sua aplicação e seja um instrumento factível. Entre as principais contribuições para a construção do guia temático estão:

  1. Focar as perguntas na redução das emissões e não nos detalhes de como esta redução está ocorrendo;
  2. Aglutinar aspectos da Carta Aberta ao Brasil, ao invés de dividi-las em diversas questões, a fim de deixar o questionário menos extenso;
  3. Avaliar a quantidade de indicadores e os estágios de maturidade estabelecidos a fim de deixá-lo acessível ao maior número de empresas;
  4. Realizar um piloto em uma empresa antes do lançamento do guia para afinar questões na prática;
  5. Alinhar algumas questões deixando mais explícita, a fim de evitar respostas dúbias;
  6. Incluir perguntas sobre os inventários de carbono dos últimos 2-3 anos, ao invés de falar somente do último ano.

Os próximos passos serão o aperfeiçoamento da ferramenta e a abertura para consulta pública, que receberá contribuições de qualquer pessoa interessada. O guia temático tem previsão de lançamento durante a Conferência Ethos de São Paulo, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro.

Conheça o Fórum Clima aqui e acesse a Carta Aberta ao Brasil aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.