NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS 360°

Conferência Ethos 360° RJ coloca em debate a transparência e o legado dos Jogos Rio 2016

25/05/2016

Compartilhar

O evento, que será realizado no dia 16 de junho, vai ter duas de suas 18 atividades dedicadas à transparência e ao legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, como continuidade da construção do diálogo entre os setores privado e público, a sociedade civil e a academia em torno dos megaeventos, que também incluem a Copa do Mundo 2014. As mesas foram propostas pelo projeto “Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios”, iniciativa do Instituto Ethos financiada pela Siemens Integrity Initiative, da Siemens AG.

O principal objetivo do projeto, que teve início em 2011, é promover mais transparência e integridade no que diz respeito aos investimentos de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, por meio da criação de mecanismos de monitoramento, controle social e ações coletivas.

Na Conferência Ethos 360°, a intenção é atrair o olhar do público para a transparência e integridade dos investimentos relacionados aos Jogos Rio 2016. Caio Magri, diretor executivo do Ethos, ao lado de José Marcelo Zacchi, coordenador-geral da Casa Fluminense, e de uma autoridade pública olímpica (com participação ainda a ser confirmada), apresentará o resultado dos indicadores de transparência dos Jogos Rio 2016, com base em uma metodologia própria, que identifica os principais aspectos da transparência em cada um dos entes federativos responsáveis pelas obras e pelos investimentos relacionados aos  megaeventos.

A proposta é também incluir os legados, a criação de novas instâncias de gestão de políticas públicas e o balanço do que foi alcançado até agora. Além disso, pretende-se destacar as chances perdidas pela cidade do Rio de Janeiro no processo de organização desses grandes eventos esportivos.

Com base no balanço geral dos desafios e das oportunidades do Brasil na recepção da Copa, da Olimpíada e da Paralimpíada, o outro diálogo será direcionado para os principais desafios a serem enfrentados pelo Rio no período pós-jogos e, assim, quais as medidas necessárias para conduzi-los, abrangendo, de forma integral, uma metrópole com 12 milhões de habitantes.

Nesse cenário, os participantes convidados, representantes da Casa Fluminense, do Terreiro do Ideias e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) farão reflexões sobre como materializar no município as demandas necessárias de universalidades, participação cidadã e sustentabilidade para torná-lo mais justo e bem-sucedido.

A Conferência Ethos 360° acontece no dia 16 de junho, no Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro; nos dias 20 e 21 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo; e, em novembro, em Recife, com local e data a serem confirmados.

Para mais informações e inscrições, acessar www.conferenciaethos.org.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.