NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Conferência Ethos Rio 2017 problematiza a reforma política trazendo luz para o futuro

26/05/2017

Compartilhar

Especialistas debatem insumos para a necessária transformação

Atualmente, o complexo cenário político exige uma reflexão acerca desses pontos e dos principios democráticos que devem permear a reforma e o passo-a-passo para institucionalizá-la. Esta é a proposta do diálogo Reforma política: representatividade, participação e controle social em jogo, no dia 1º de junho, dentro da programação da Conferência Ethos 360º, no Rio de Janeiro.

A mesa irá contar com a presença de Pedro Abramovay, diretor para América Latina e Caribe da Open Society Foundation, e Oscar Vilhena, doutor em Ciência Política pela USP e pós-doutor pela Universidade de Oxford. A moderação será conduzida por Mariana Miranda, consultora e gerente de relacionamento da Reos Partners no Brasil e especialista em facilitação de processos sistêmicos de transformação social. O objetivo da atividade será fazer uma reflexão sobre a reforma política, sua complexidade, desafios e oportunidades.

O conteúdo programático problematizará a reforma política a partir dos Cenários Transformadores da Democracia na América Latina 2030 (Alerta Democrático), buscando contribuir para a construção propositiva do presente, ao gerar insumos que qualificam o debate e as iniciativas nessa área, trazendo luz para o futuro próximo. O diálogo proporá uma reflexão sobre os temas da representatividade, participação e controle social como elementos essenciais para a transformação das instituições políticas e do Estado.

Além disso, o painel também irá apresentar o tema a partir da perspectiva da iniciativa multissetorial de construção de um plano nacional de integridade, transparência e combate à corrupção. Uma iniciativa que está sendo proposta e articulada por organizações estratégicas do campo político.

O diálogo acontece a partir das 17h, no Centro de Convenções SulAmérica. Inscrições poder ser feitas aqui. Saiba mais em: www.ce2017.org

Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção
O Instituto Ethos, idealizador e realizador da Conferência Ethos, está imbuído na proposta de construção de um Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção. Uma importante iniciativa coletiva e multissetorial que se propõe a construir e elaborar estratégias para aprimorar o sistema de integridade nacional, a partir da compreensão de que os mecanismos de promoção de integridade e transparência e de prevenção e combate à corrupção devem ser tratados de forma sistêmica.

Sobre a Conferência Ethos Rio de Janeiro
Nesta segunda edição da Conferência Ethos 360º no Rio de Janeiro serão realizadas 20 atividades, distribuídas em três palcos simultâneos, ao longo de 8 horas de programação. Gestores, empreendedores e especialistas de diferentes setores estarão reunidos para debater alternativas em prol da agenda dos negócios e do desenvolvimento sustentável do país.

A Conferência Ethos 360° acontece no dia 1º de junho, a partir das 9h, no Centro de Convenções SulAmérica, localizado na Avenida: Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
O quê: Conferência Ethos 360° Rio de Janeiro;
Quando: 1º de junho de 2017;
Onde: Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro;
Investimento: R$ 150 para associados Ethos e R$ 350 para o público geral;
Confira a programação e saiba mais em www.ce2017.org

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: CFT-PR

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.