NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Encontro discute os caminhos para mapear a promoção da aprendizagem nas empresas

Grupo analisou as temáticas a serem abarcadas no guia temático que está em desenvolvimento

27/07/2017

Compartilhar

No último dia 18 aconteceu a oficina do Guia Temático para Promoção da Aprendizagem e pela Erradicação do Trabalho Infantil que teve como objetivo a construção coletiva dos temas que serão aprofundados em indicadores que considerem os desafios das empresas e das necessidades da sociedade quando o assunto é erradicação do trabalho infantil, entendendo a aprendizagem como uma importante ferramenta para alcançar esse objetivo.

A criação do guia temático é fruto do trabalho da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil que tem o propósito de fomentar empresas a promover práticas que incentivem a aprendizagem de jovens na faixa etária de 14-18 anos, bem como outras políticas com fins de erradicar o trabalho infantil.  A Rede é fruto de uma parceria do Instituto Ethos com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio da Unicef, da Fundação Roberto e do CIEE. Conheça a iniciativa aqui.

Participaram do encontro representantes de empresas, de organizações da sociedade civil, educadores e estudiosos do tema. No encontro os presentes avaliaram a primeira versão da estrutura de temas do Guia Temático, e discutiram sobre como deveria ser a abordagem dos temas propostos e sugerindo novos temas a serem acrescentados no desenvolvimento do guia. Entre eles estão:

  1. A necessidade de acompanhar o desenvolvimento escolar do adolescente e jovem trabalhador, evitando que a aprendizagem escolar seja prejudicada ao ingressar no mercado de trabalho;
  2. Acrescentar outros critérios de diversidade na inclusão dos jovens na empresa, entre eles a questão de gênero, racial, indígena e LGBTQIA;
  3. Inclusão no programa de aprendizagem aspectos de desenvolvimento pessoal e profissional, em especial o desenvolvimento de políticas voltadas para a contratação dos jovens egressos do programa de aprendizagem;
  4. A construção do programa de aprendizagem em conjunto com jovens aprendizes para que o programa contemple as visões e necessidades para quem será voltado.

Sobre este último tópico, no cronograma de desenvolvimento do guia temático será realizado um encontro com jovens que já atuam como aprendizes nas empresas para entender suas necessidades, experiências e olhares sob a questão da aprendizagem. O encontro está sendo articulado com os e empresas da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil e está previsto para agosto, ainda sem data definida.

Os próximos passos serão a criação de perguntas que formarão os indicadores e depois a discussão sobre os indicadores em si. A partir da primeira consolidação do documento haverá uma consulta pública sobre o guia temático que é aberta a qualquer pessoa interessada. O guia será lançado no final de setembro, durante a Conferência Ethos em São Paulo.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Peter Hershey – Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.