ETHOS MEIO AMBIENTE

Encontro do Fórum Clima debate indicadores para empresas na temática de mudança do clima


11/07/2017

Compartilhar

A construção do Guia Temático sobre mudanças climáticas está sendo realizado em parceria com a Way Carbon.


Como as empresas podem medir suas ações que se relacionam diretamente com a mudança do clima? Este é o desafio que o Guia Temático do Fórum Clima quer ajudar as empresas a transpassarem.

Com o intuito de criar um documento pertinente e ajustado à realidade das empresas, o Instituto Ethos, realizou no último dia 07 de junho a reunião do Fórum Clima para apresentar o andamento da construção do Guia Temático.

A Way Carbon é a consultoria que está apoiando o Ethos na construção do documento que tem como objetivo medir o grau de atenção das empresas aos compromissos apresentados na Carta Aberta ao Brasil sobre a Mudança do Clima e ser vetor de mudança nas empresas. Para a construção do Guia Temático foi realizada uma pesquisa com as empresas signatárias da carta aberta para avaliar o nível de maturidade delas quanto às ações de adaptação à mudança do clima. Os resultados ajudaram a guiar a definição de prioridades das temáticas que os indicadores devem abarcar.

Da pesquisa foi possível perceber que as empresas já estavam avançadas em algumas questões como a realização do inventário de emissões e o rastreamento de matéria-prima para evitar as oriundas de desmatamento. Dos resultados depreendeu-se que as empresas percebem que o gerenciamento dos impactos advindos da mudança do clima é relevante aos negócios; a criação de indicadores adequados é essencial para uma melhor gestão das emissões; as metas e programas devem ir além da atualização anual dos inventários de emissão; e que a atuação na cadeia de valor contribui para a redução das emissões. Com isso, optou-se por construir o questionário baseado em três grandes áreas: Estratégia Baixo Carbono, Emissões e Mitigação e Vulnerabilidade e Adaptação.

Após esta apresentação, os participantes do encontro discutiram, entre si, as conclusões da pesquisa e puderam fazer suas observações. Entre os itens mais relevantes da discussão estão a necessidade de se levar em consideração a maturidade das empresas respondentes da pesquisa e desenhar um guia que também seja plausível para as pequenas e médias empresas. Além disso, um desafio colocado pelos participantes foi a dificuldade em internalizar as ações de sustentabilidade com os resultados financeiros.

Para conhecer detalhes do Fórum Clima, clique aqui.

Para saber mais sobre os Indicadores Ethos e os Guias Temáticos, clique aqui.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Roxanne Desgagnes – Unsplash

ESTUDO DO SISTEMA DE INTEGRIDADE NACIONAL, JÁ DISPONÍVEL Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas

CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.