NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS AGENDA GLOBAL

Pnud lança vídeo que explica os ODS

28/08/2015

Compartilhar

ODS 2A peça faz parte de uma campanha mundial para apoiar a transição dos ODM para o novo conjunto de metas da agenda de desenvolvimento pós-2015.

“Somos a primeira geração que tem os recursos e tecnologias necessários para eliminar a pobreza, mas provavelmente somos a última geração que pode impedir que a mudança global do clima destrua tudo o que temos”, afirmou Paul Ladd, conselheiro sênior de Políticas Públicas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A declaração resume a importância da conjuntura que vivemos para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, em que líderes mundiais têm a oportunidade histórica de dar continuidade a importantes transformações nas áreas econômica, ambiental e social.

Durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em setembro, os países chegarão a um acordo final sobre a nova agenda global de desenvolvimento, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tendo isso em vista, a Secretaria-Geral da ONU lançou, em janeiro, a campanha de mobilização “2015: Momento de Ação Global”, cujo objetivo é preparar o terreno para a implementação mundial dos ODS. O Pnud incorporou à sua estratégia de comunicação ações, produtos e atividades para aumentar o engajamento dos governos, da sociedade civil, do setor empresarial e da academia na finalização da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na consolidação dos novos e audaciosos objetivos para o desenvolvimento, no estabelecimento de novos fluxos de financiamento para a sustentabilidade e na concretização de um acordo global sobre o clima.

Confira o primeiro vídeo da campanha “2015: Momento de Ação Global”, que proporciona reflexões sobre o contexto, o histórico e a construção da agenda de desenvolvimento pós-2015:

“Temos a responsabilidade compartilhada de entregar resultados que reflitam as esperanças e as aspirações dos povos do mundo. É preciso agir coletivamente para enfrentar os grandes desafios, atuais e futuros. Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável serão necessárias amplas parcerias”, disse Helen Clark, administradora do Pnud.

Atualmente, o Pnud dá suporte a diversos países para que encerrem, de maneira bem-sucedida, a agenda dos ODM. A partir de setembro deste ano, o órgão dará início a ações de apoio a governos, a empresas e à sociedade civil organizada na transição das agendas de desenvolvimento.

“Esse é um processo natural, uma vez que o planejamento estratégico do Pnud está totalmente alinhado com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável em discussão, especialmente os relacionados à pobreza, governança e mudança global do clima”, afirmou o representante residente do Pnud no Brasil, Jorge Chediek.

Construção da nova agenda

As metas da agenda pós-2015 constituem um conjunto integrado de prioridades para a sustentabilidade e têm como ponto de partida os Objetivos do Milênio, ampliando-os e respondendo às novas demandas mundiais.

Em relatório lançado no início deste ano, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirmou que nunca houve uma discussão tão rica e profunda sobre desenvolvimento quanto agora. O relatório mostra que o sucesso dos ODS dependerá do poder de inspirar e mobilizar agentes essenciais, novos parceiros e governantes de todo o mundo e de incorporar efetivamente as experiências e as necessidades de toda a população.

Os ODS foram um dos grandes resultados da Rio+20, conferência da ONU sobre sustentabilidade sediada no Brasil, e o processo de construção dos objetivos e metas contaram com a participação e colaboração de governos, empresários, especialistas e milhares de pessoas, por meio de consultas presenciais e virtuais.

Fonte: Pnud

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.