NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS APOIA

Cientista político brasileiro é reconhecido por modernização da gestão pública

03/05/2016

Compartilhar

Uma atuação sólida e comprometida para criar soluções que tornem políticas públicas mais efetivas no Brasil fez com que o cientista social Sergio Andrade, fundador e diretor executivo da Agenda Pública, fosse reconhecido por um dos prêmios de empreendedorismo social mais respeitados do planeta, promovido pela Fundação Schwab. Representando toda a América Latina, ele foi laureado no fim de março como “Empreendedor do Ano de 2016”, ao lado de outros 11 líderes sociais, do mundo todo, contemplados por seu trabalho em favor do interesse público.

A Agenda Pública trabalha com os governos por melhorias em suas capacidades, habilidades e competências para que solucionem problemas nas áreas de saúde, educação, emprego etc. Presente desde 2009 no Brasil e em algumas localidades da América Latina, a ONG, sediada na capital paulista, já soma mais de 15 mil participantes em seus programas de fortalecimento da gestão pública e de qualificação da participação social. O trabalho é realizado com o envolvimento e a participação democrática, ao lado de governos, grandes empresas e sociedade civil. Só na Escola de Políticas Públicas — um de seus programas — mais de 5 mil agentes públicos já foram beneficiados em formações.

Graduado pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Sergio Andrade foi premiado pela diretoria da Fundação Schwab, da qual faz parte o economista Mohammad Yunus, entre outros pesquisadores ilustres. Os vencedores do prêmio passarão a ser parte da comunidade de empreendedores da fundação, que engloba mais de 320 profissionais de 70 países, além de participar das iniciativas do Fórum Econômico Mundial, trocando informações com líderes sociais do mundo inteiro.

“Trabalhamos para qualificar a ação do Estado e para superar os desafios da execução das políticas públicas. Essa é a chave para promover mais bem-estar para toda a população, superando desigualdades regionais e oferecendo condições de desenvolvimento sustentável”, explica Andrade. Para o cientista social, que atua há 15 anos na área, é primordial fortalecer as capacidades de gestão e as sinergias dentro do próprio governo, como estratégias essenciais para enfrentar a complexidade dos problemas públicos.

Os seis pilares
A atuação da equipe da Agenda Pública está calcada em seis eixos estratégicos principais: a integração do planejamento público, a busca pelo desenvolvimento econômico e pela qualidade das finanças, a integração e padronização de processos, a transparência na gestão, a preparação e valorização de agentes e gestores públicos e o fortalecimento de ambientes institucionais de participação.

“Defendemos um ideal de governo mais responsivo, inovador e democrático, capaz de produzir resultados efetivos. E, para isso, trabalhamos pela construção de arranjos institucionais para serem implementadas políticas públicas e pelo aperfeiçoamento das capacidades e do desempenho dos governos locais”, destaca o diretor executivo da Agenda Pública. Nesses sete anos, a organização tem trabalhado em rincões do país, como Barro Alto e Niquelândia (Goiás), Xambioá (Tocantins), Serra do Salitre (Minas Gerais), Campo Alegre de Lourdes (Bahia), Oriximiná, Faro e Terra Santa (Pará).

Hoje, alguns dos principais programas em desenvolvimento na Agenda Pública são o Programa de Dinamismo Econômico, o Programa de Excelência na Gestão Financeira Municipal e o Programa de Fortalecimento Institucional de Municípios. O primeiro deles reforça a capacidade institucional das prefeituras para construir políticas, organizar agentes econômicos e atrair investimentos, gerando, assim, mais desenvolvimento econômico e inclusão social.

O Programa de Excelência na Gestão Financeira desenvolve capacidades para ampliar e diversificar as receitas públicas e aprimorar os controles e os processos para que o governo possa gastar com mais qualidade. Já o Programa de Fortalecimento Institucional de Municípios atua em localidades onde estão instalados grandes empreendimentos (como mineração, agronegócio e hidrelétricas), a fim de promover a modernização da administração pública local e o aumento da participação da sociedade nos assuntos públicos.

A Agenda Pública também integra, com outras instituições, a coalizão Estratégia ODS, que discute e propõe meios de implantação efetivos dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A Estratégia ODS faz avaliações críticas, motiva políticas públicas, promove sinergias entre diferentes segmentos e mobiliza formadores de opinião, movimentos sociais e gestores para que as metas e os indicadores dos ODS, criados pela ONU, sejam de fato alcançados no Brasil.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.