NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS SOCIAL

Ethos chama empresas para integrar a rede contra o trabalho infantil

01/11/2016

Compartilhar

Iniciativa inédita no Brasil tem por premissa difundir práticas bem-sucedidas em relação ao tema. Entre 2014 e 2015, o Ministério do Trabalho resgatou 5.688 crianças do trabalho forçado.

No próximo dia 11 de novembro, o Instituto Ethos vai reunir empresas para propor a criação da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil, iniciativa realizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério do Trabalho. Trata-se de um novo projeto relacionado ao trabalho infantil, uma chaga ainda presente em nossa sociedade.

Entre abril de 2014 e abril de 2015, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 9.838 operações fiscais para apurar denúncias de trabalho infantil no Brasil. As ações dos auditores fiscais retiraram dessa condição 5.688 crianças e adolescentes. O fato de esses jovens adentrarem ao mercado de trabalho tão prematuramente, segundo o ex-chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho, Alberto de Souza, são motivados pela falta de preparação profissional adequada, sem boa remuneração no mercado de trabalho. A perspectiva é de que a criança e o adolescente continuem ganhando mal na fase adulta, com repercussões previdenciárias na velhice.

Esse será o primeiro passo rumo a uma expansão que vislumbra ações de comprometimento e trabalhos focados no tema. A rede é uma iniciativa inédita no Brasil, que dialogará sobre os desafios para a erradicação do trabalho infantil e as práticas bem-sucedidas e dará visibilidade às ações desenvolvidas interna e externamente, a fim de que as empresas se comprometam em compartilhar e desenhar estratégias e permitam apoiar a aprendizagem profissional nos contextos onde operam.

Aprendizagem como foco
Por se tratar de uma obrigação legal constitucional, a aprendizagem, ferramenta fundamental no combate ao trabalho infantil, promove a profissionalização dos jovens, além de mantê-los na escola e capacitá-los para o mercado de trabalho.

Para mais informações sobre Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil entre escreva a [email protected].

 

Foto: Omar Havana/Getty Images

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.