NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ethos colabora no desenvolvimento de indicadores para negócios sustentáveis em Cuba

23/05/2014

Compartilhar

O objetivo foi o de articular e preparar atores econômicos cubanos para o estabelecimento e legitimação de indicadores de responsabilidade social.

O Instituto Ethos e a Asociación Nacional de Economistas y Contadores de Cuba (Anec) organizaram, nos dias 13 e 14 de maio, em Havana, o I Workshop de Desenvolvimento de Indicadores para Negócios Sustentáveis e Responsáveis no país, iniciativa que contou com o apoio da Fundação Avina e da Embaixada do Canadá em Cuba.

Essa oficina é uma continuação de um esforço que tem sido feito, desde 2010, por um consórcio de organizações estrangeiras e cubanas, liderado pela Anec, para implementar o projeto “Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Local em Cuba”, que incluiu, entre outras, coisas, visitas, intercâmbios, conferências e oficinas educativas em Cuba e em outros países latino-americanos, contando com a participação de representantes de Cuba nas conferências que o Instituto Ethos realiza anualmente em São Paulo.

A ilha passa por grandes transformações e já está convivendo com trabalhadores autônomos, que podem abrir pequenos negócios (não empresas) e associar-se a outros trabalhadores por conta própria, em cooperativas ou arranjos produtivos, para compra e venda de serviços comuns como os de mecânico, encanador, eletricista, manicure, costureira, segurança, faxineiro, garçom etc.

Desenvolvimento de indicadores

A oficina, realizada no Colegio Universitario San Gerónimo, da Universidad de la Habana, foi conduzida por Ana Lucia de Melo Custodio, coordenadora de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, com a relatoria de Juliana Soares, também coordenadora do instituto. Seus objetivos eram articular e preparar atores econômicos cubanos – empresas estatais, cooperativas e trabalhadores por conta própria – para o desenvolvimento e a legitimação de indicadores de responsabilidade social, bem como construir de forma participativa um plano de desenvolvimento de indicadores para negócios sustentáveis e responsáveis e identificar as organizações que estarão envolvidas na promoção e divulgação desse plano de desenvolvimento.

Aos participantes da oficina foram apresentados o cenário da sustentabilidade no Brasil e na América Latina e a experiência do Instituto Ethos no desenvolvimento de indicadores de responsabilidade social empresarial, na adaptação desses indicadores para países da América Latina e no desenvolvimento dos Indicadores Ethos de Negócios Sustentáveis e Responsáveis, a nova geração da ferramenta lançada em 2013.

Os participantes fizeram uma análise do conteúdo dos novos Indicadores Ethos e discutiram a aplicação de cada um deles à realidade cubana, nos diferentes segmentos que representavam. Em seguida, construíram e validaram um plano para o desenvolvimento de indicadores adaptados ao contexto do país.

A partir dos resultados da oficina, a rede constituída para esse fim – Red Esorse (Economía Social y Responsabilidad Social Empresarial) – dará seguimento às atividades necessárias para a concretização do trabalho.

O Instituto Ethos deverá continuar envolvido nessa iniciativa, apoiando o desenvolvimento de algumas metodologias, a partir do momento em que a etapa de implementação do trabalho for iniciada.

Instituto Ethos 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.