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Guia temático sobre equidade de gênero está em consulta pública

30/07/2015

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Consulta Publica_Ethos-MM360O documento está sendo criado pelo Ethos, em parceria com o Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher (MM360).

O Instituto Ethos, em parceria com o Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher (MM360), está desenvolvendo o guia temático Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção da Equidade de Gênero. Seu conteúdo estará em consulta pública até o dia 14 de agosto de 2015.

A parceria entre o Instituto Ethos e o MM360 é resultado do esforço das duas organizações em promover a equidade de gênero nas empresas do Brasil a partir de ferramentas que as apoiem, influenciem e inspirem a adquirir boas práticas nesse sentido.

O MM360 é uma associação sem fins lucrativos e independente, criada em 2010, que tem como missão, contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão de 360 graus, por meio do fomento, sistematização e difusão de avanços em políticas e práticas empresariais e pelo engajamento da comunidade empresarial brasileira com a sociedade em geral. Em seu planejamento estratégico o MM360 definiu como uma de suas prioridades a criação de indicadores para que as empresas do movimento possam acompanhar seu próprio desempenho no que se refere à questão de gênero.

Mas a parceria MM360 com o Instituto Ethos vai além da criação de indicadores para as empresas associadas ao movimento. A ideia é ampliar a disseminação desses indicadores, disponibilizando-os para todas as empresas interessadas em fazer a gestão da equidade de gênero em seu negócio, as quais poderão baixar gratuitamente o arquivo em PDF do guia temático. Ao ser integrado ao sistema on-line dos Indicadores Ethos, o guia também estará disponível para as empresas associadas ao Ethos.

Os Indicadores Ethos-MM360 seguem a metodologia dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão promovida pelo Instituto Ethos desde 2000, que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio. Um dos seus grandes diferenciais é a tradução dos conceitos da RSE e da sustentabilidade em práticas empresariais, apresentando um caminho para a evolução da gestão do tema pelas empresas. Desde sua criação, os Indicadores Ethos já foram aplicados por mais de 3.700 empresas, servindo como referência para programas nacionais e internacionais e como indutor de boas práticas. Trata-se de uma ferramenta de autodiagnóstico que estimula a reflexão e a gestão socialmente responsável das empresas, sem o objetivo de certificação.

Empoderamento das mulheres

O conteúdo do guia temático está alinhado com os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, traduzindo-os em práticas empresariais e apresentando um caminho de evolução das práticas ao organizá-las em estágios.

Os objetivos dos Indicadores Ethos-MM360 são:

  • Estimular a promoção da diversidade nas empresas, com foco em equidade de gênero;
  • Oferecer orientação sobre como incorporar a questão de gênero nas práticas e estratégias de negócio das empresas;
  • Identificar boas práticas de promoção da equidade de gênero que poderão ser replicadas por outras empresas, tanto as do MM360 quanto as associadas ao Instituto Ethos e as demais interessadas no tema.

Embora reconheçam que a questão de gênero é mais ampla, nessa primeira versão do documento os organizadores se dedicaram sobretudo à questão da mulher no ambiente de negócios.

Consulta pública

O processo de desenvolvimento dos Indicadores Ethos-MM360 é participativo, contemplando consultas a especialistas, empresas e demais interessados em contribuir para sua elaboração. Assim, o guia está passando também com um período formal de consulta pública, a fim de garantir que seu conteúdo represente diferentes perspectivas para a gestão de questões de gênero no país.

Para participar dessa consulta pública, baixe aqui o arquivo em PDF com o questionário que está sendo desenvolvido e, caso tenha contribuições a fazer, envie-as por meio da plataforma virtual que você acessa aqui. Essa plataforma ficará disponível até o dia 14 de agosto de 2015.

O guia temático Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção da Equidade de Gênero será lançado na Conferência Ethos 2015, que se realizará nos dias 22 e 23 de setembro de 2015, em São Paulo.

Por Juliana Soares, do Instituto Ethos

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