NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ethos e Fetranspor firmam parceria pela sustentabilidade no transporte público

28/03/2014

Compartilhar


A iniciativa busca estimular uma gestão sustentável e responsável em todas as empresas de transporte público do Estado do Rio de Janeiro.

O Instituto Ethos e a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) assinaram no último dia 26 de março um termo de parceria para estimular uma gestão sustentável nas empresas de transporte público do Estado do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença do presidente executivo da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira, e do diretor executivo de Operações, Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, Caio Magri. Também participaram lideranças empresariais e sindicais do setor, representantes do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e membros da diretoria da Fetranspor.

Lélis Marcos Teixeira destacou a importância da iniciativa, que vai promover uma nova relação entre as empresas de ônibus e seus usuários, por meio da adoção e divulgação de práticas sustentáveis.

Já Caio Magri classificou o convênio como um marco, porque a Fetranspor foi a primeira instituição ligada ao transporte público a procurar o Ethos para construir uma nova proposta para o setor. “A iniciativa desta federação demonstra pioneirismo. Quem sabe outras empresas e federações não venham a seguir seu exemplo?”, comentou ele.

Para Magri, o uso dos Indicadores Ethos é importante não somente para as empresas envolvidas, mas também para seus usuários e trabalhadores, e até para o poder público, como um instrumento capaz de aumentar a transparência e a troca de informações.

Plano de trabalho

A parceria, que terá duração de dois anos, prevê o uso dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis pelas empresas e sindicatos que compõem o Sistema Fetranspor. Para isso, será desenvolvido um plano de trabalho que vai contemplar palestras virtuais, oficinas, câmaras temáticas e acompanhamento do processo por especialistas do Instituto Ethos.

Os Indicadores Ethos, cuja primeira versão foi lançada em 2000, é uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas de qualquer segmento ou porte na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial em suas estratégias de negócio. Atualizados periodicamente desde que foram criados, os Indicadores Ethos passaram por uma ampla reformulação, iniciada em 2010, dando origem aos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. Essa nova geração da ferramenta foi concebida para ser empregada não apenas na autoavaliação da empresa, mas também no planejamento do negócio e na gestão de metas para a sustentabilidade.

Ao longo dos anos, a Fetranspor vem desenvolvendo ações, articulando parcerias e capacitando as 211 empresas do sistema com o objetivo de incorporar melhores práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, seguindo a tendência do mercado de exigir maior responsabilização, transparência e ética nos negócios. Essa trajetória culmina com a celebração da parceria com o Instituto Ethos.

“Queremos estimular as empresas do setor a aplicar os Indicadores Ethos para que façam um autodiagnóstico de sua gestão e assim aprimorem e aprofundem suas ações de responsabilidade social e sustentabilidade, com foco no negócio”, explicou Márcia Vaz, gerente de Responsabilidade Social da Fetranspor.

Diálogo Jovem sobre Mobilidade

Uma das ações desenvolvidas pela Fetranspor é o Diálogo Jovem sobre Mobilidade, que tem o objetivo de levar o debate sobre a mobilidade para a sociedade por meio da juventude. Nesse programa, o jovem, atual e futuro cliente do Sistema Fetranspor, tem a oportunidade de propor projetos para a melhoria do transporte no Estado.

Iniciado em 2012, o projeto está nas mídias sociais, por compreender que esse é o melhor espaço para se comunicar com a juventude. A cobertura da assinatura da parceria entre o Instituto Ethos e a Fetranspor está na página do Diálogo Jovem no Facebook.

Por Ana Luíza Clementino e Benjamin Gonçalves, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.