NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ethos e Nossa São Paulo lançam publicação sobre boas práticas na gestão de resíduos

31/08/2012

Compartilhar

A publicação traz um panorama da legislação referente à PNRS e traça um resumo histórico que ajuda a compreender como chegamos a essa política. 

Na última quarta-feira (29/8), aconteceu em São Paulo o Seminário “Resíduos Sólidos e as Cidades: Boas Práticas e Desafios”, uma iniciativa do Instituto Ethos e da Rede Nossa São Paulo, no âmbito do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Fórum Empresarial de apoio à Cidade de São Paulo.

Durante o encontro foi lançada a publicação Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades para as Empresas, que traz em suas 70 páginas um panorama da legislação referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e procura traçar um resumo histórico que ajuda a compreender como chegamos a essa política e quais são suas implicações. Também são apresentados casos práticos para mostrar que já existem empresas trabalhando com resíduos sólidos de forma inovadora e responsável. A publicação busca contribuir para ampliar o diálogo com as empresas sobre a implantação da PNRS e incentivar novas reflexões acerca do tema.

O evento teve por finalidade apresentar as boas práticas que empresas e governos já realizam, bem como discutir os desafios que ainda precisam ser enfrentados pela gestão pública, pela sociedade e pela iniciativa privada para efetivar a PNRS.

Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, abriu o seminário destacando a importância de uma publicação que traga essa abordagem a respeito de resíduos sólidos e reafirmou o quanto é necessário que as empresas assumam uma nova postura e iniciem boas práticas em relação aos seus resíduos, como nos casos práticos apresentados pela publicação. Ele ressaltou ainda que essa é uma mudança necessária, mas que para acontecer precisa do envolvimento dos setores público e privado.

“A quantidade de participantes que demonstraram interesse em comparecer a este evento chama a atenção para a necessidade da mudança que está acontecendo para que se tenha uma sociedade mais justa e responsável”, afirmou o presidente do Ethos, ressaltando que a mudança é um processo que deve ser realizado em todas as esferas da sociedade e que uma publicação que contextualize e mapeie oportunidades e desafios é um excelente caminho para continuarmos a avançar nessa agenda.

Silvano Silvério da Costa, representando o Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi o próximo a falar e apresentou detalhes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada em 2010. De acordo com ele, uma das metas do governo é acabar com os lixões até 2014. “Daí a necessidade de se preparar para isso”, ressaltou.

Para Costa, é preciso que se faça um grande esforço para reverter o quadro que hoje se apresenta. “É necessário desenvolver novas medidas de comportamento e isso deve ser uma ação conjunta do governo, das empresas e da sociedade”, afirmou. Nesse sentido, o MMA vai ajudar Estados e municípios na elaboração de seus planos de gestão integrada de resíduos sólidos e no fortalecimento de consórcios intermunicipais para a construção de aterros sanitários. “Mas, para ter acesso aos recursos federais, os municípios têm de ter planos de resíduos definidos”, explicou o representante do MMA.

 

Em seguida realizou-se uma mesa-redonda sobre a PNRS e os acordos setoriais, que, além de Silvano Silvério da Costa, contou com a participação de Victor Bicca, presidente do Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre), Carlos da Silva Filho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Stefan David, gerente de projetos da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas do Vidro (Abividro), e Roberto Rocha, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Mediados por Caio Magri, gerente-executivo de Políticas Públicas do Instituto Ethos, os debates se centraram nas medidas e ações necessárias para que a PNRS seja efetivamente implantada, quais os principais entraves e quais têm sido os avanços nesse sentido.

Para enfrentar dois dos principais desafios apontados no debate – a desarmonização dos marcos regulatórios locais em relação à PNRS e a reduzida informação sobre o processo da construção dos acordos setoriais –, o Instituto Ethos propôs ao MMA e às organizações empresariais e da sociedade civil ações conjuntas para a produção de um diagnóstico sobre a urgente harmonização dos marcos regulatórios sobre resíduos sólidos existentes (estaduais e municipais) com a PNRS, assim como guias informativos destinados às empresas sobre os acordos setoriais.

O seminário traçou um panorama dos desafios e oportunidades que a Política Nacional de Resíduos Sólidos impõe para os próximos dois anos, em que será exigido que apenas rejeitos sejam dispensados em aterros sanitários. Para isso, é necessário um trabalho amplo e profundo de mudança de hábitos e de atitudes em todos os setores da sociedade. Um esforço conjunto é necessário, pois representará uma verdadeira mudança cultural. A sociedade precisa entender suas responsabilidades nesse processo, bem como governos e empresas.

Muitas medidas já estão sendo tomadas para reverter o quadro atual. Algumas ações empresariais relacionadas à gestão de resíduos foram tratadas na parte da tarde do evento, para servir de inspiração para as empresas, a fim de que elas vejam o que também podem fazer para contribuir com a mudança necessária. Com esse intuito, foram apresentados alguns casos de empresas que já possuem boas práticas em gestão de serviços e como elas chegaram a esse resultado. Relataram suas experiências as empresas Diageo, Inova Serviços Urbanos, SBC Valorização de Resíduos e Tetra Pak, que apresentaram suas ações em relação à gestão de resíduos, seus resultados e os pontos em que elas ainda precisam avançar.

O evento buscou também trabalhar com outras esferas da sociedade. Para isso, realizou-se uma discussão entre representantes das prefeituras de Natal (RN) e das cidades paulistas de Itu e Guarulhos, que debateram com os presentes as experiências na gestão de resíduos sólidos em seus municípios, ações que ainda devem ser implantadas e o papel que a sociedade já desenvolve e que ainda deve desenvolver em relação à reciclagem e à separação de resíduos domésticos.

No encerramento, os candidatos e candidatas à Prefeitura de São Paulo reconheceram a importância da iniciativa, apresentaram suas propostas para a gestão de resíduos sólidos na cidade de São Paulo e assinaram a Carta Compromisso para uma Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos. Estiveram presentes Ana Luíza Gomes (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Miguel Manso (PPL), Nádia Campeão representando o candidato Fernando Haddad (PT), e Soninha Francine (PPS).

Esses candidatos e candidatas demonstraram, mais uma vez, seu claro compromisso pelo diálogo com a sociedade civil para enfrentar os desafios centrais de nossa cidade.

Por Letícia Paiva, do Instituto Ethos

Por Letícia Paiva, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.