NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS SOCIAL

Ethos incentiva empresas a promoverem ações para inclusão da população LGBTQIA

14/06/2017

Compartilhar

Em junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBT

No próximo domingo (19) acontecerá a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo por reunir 2 milhões de pessoas, em um percurso de três quilômetros. A parada é em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado no dia 28 de junho, em referência à Rebelião de Stonewall.

A questão LGBTQIA ainda é um desafio no Brasil, já que o país tem índices alarmantes de homicídios por orientação sexual e/ou identidade de gênero, considerados crimes de homofobia, que ainda não foi tipificado na legislação criminal brasileira.

O direito à livre expressão das orientações sexuais e de gênero é garantida em legislação brasileira, contudo, o papel de defender este direito extrapola o Estado. As organizações, empresas e os próprios cidadãos têm papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, plural e menos intolerante.

O Instituto Ethos incentiva a promoção da diversidade nas empresas, incluindo a questão LGBTQIA. As empresas têm a capacidade de engajar seus colaboradores e sua cadeia de valor, promovendo políticas mais inclusivas e incentivando mudanças de conduta em seus relacionamentos. Veja o vídeo sobre as possibilidades de atuação das empresas nesta causa aqui e o documento O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT.

Além disso, as empresas ganham, inclusive financeiramente, em promover ambientes mais diversos. A rentabilidade das empresas cresce e as equipes são desafiadas a expandir seus pontos de visa e promover soluções mais criativas e que alcancem de maneira efetiva o público desejado. ­­­­

Contudo, é preciso que as políticas de inclusão sejam efetivas e não apenas ações pontuais, promovendo acesso à empregos e ambientes decentes de trabalho para a população já marginalizada. Mais do que criar incentivos e políticas é preciso antes, trazê-las para dentro das empresas e ouvir os desafios e necessidades de quem luta no dia a dia para ser reconhecido como se é.

Um exemplo de empresa que tem colhido resultados com programas de promoção da diversidade, em especial à causa LGBTQIA é a Shell, associada Ethos. A empresa já ganhou diversos prêmios pela sua política de inclusão em suas matrizes e já replicou o modelo no Brasil. Confira a os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas com o incentivo à diversidade no caso da Shell em entrevista realizada pelo Ethos aqui.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.