NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Ethos Integridade

Acordo Setorial da Saúde será lançado em 10 de junho

25/05/2015

Compartilhar

 

Texto final do acordo setorial de distribuidores, importadores e fabricantes de dispositivos médicos foi aprovado nesta quarta (20/5).    

Na última quarta-feira, 20 de maio de 2015, cerca de 120 empresas estiveram reunidas em São Paulo para a aprovação do texto final do Acordo Setorial da Saúde – Distribuidores, Importadores e Fabricantes de Dispositivos Médicos. O lançamento desse acordo será no dia 10 de junho de 2015, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em agosto de 2014, a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (Abraidi), o Instituto Ethos e as empresas importadoras, distribuidoras e fabricantes de dispositivos médicos implantáveis criaram um grupo de trabalho para elaborar um documento inédito no Brasil. O objetivo é implantar um programa de trabalho voltado ao fortalecimento de um ambiente de negócios ético e transparente na comercialização de produtos médicos.

Os acordos setoriais são baseados numa metodologia da Transparência Internacional para trabalhos com empresas de vários setores e foi trazido para o Brasil pelo Instituto Ethos, que abre um espaço para a construção desses acordos por meio do diálogo entre vários atores de um mesmo segmento.

O Acordo Setorial da Saúde reuniu um grupo de empresas que fabricam, importam ou distribuem insumos para a saúde, como órteses, próteses e materiais especiais (Opme) utilizados em algumas cirurgias. As empresas participantes estão criando voluntariamente regras para a prevenção de suborno e corrupção no setor. Tais empresas mapearam os potenciais riscos de corrupção no setor. Depois de mapeadas as brechas que estimulam a prática de suborno, elaborou-se um código de conduta com recomendações e proibições para as companhias que participam do acordo setorial.

Alguns exemplos de ações propostas são a adoção de regras mais rígidas para contratar consultorias com profissionais de saúde e maior controle de despesas para participação em eventos de terceiros, como congressos e workshops.

Muitas das ações presentes nesse acordo setorial são baseadas em códigos de conduta internacionais de associações como a Advanced Medical Technology Association (Advamed), dos Estados Unidos, e a Eucomed Medical Technology, da União Europeia.

Um dos objetivos da reunião foi apresentar o texto final do acordo setorial e aprová-lo em conjunto com os mais de 150 representantes das empresas presentes – proprietários, sócios e diretores.

Outro ponto apresentado foi a governança do acordo setorial, que será composta pela Plenária do Acordo, pelo Comitê de Ética e pela Secretaria Executiva.

Haverá um canal de denúncia independente, administrado por uma consultoria especializada nas áreas de gerenciamento de risco, auditoria e pesquisa, que receberá todas as denúncias de violação do acordo setorial, cabendo a ela a investigação e a produção de um relatório conclusivo.

É a primeira vez que uma ação com essa metodologia é implementada no Brasil. O Instituto Ethos também estimula a criação de acordos por outros setores, como o de empresas patrocinadoras do esporte e o dos distribuidores de eletricidade.

O acordo setorial e suas respectivas implicações devem levar em consideração que as atividades dos distribuidores, importadores e fabricantes de insumos para a saúde são exercidas em território nacional, devendo, portanto, observar as normas brasileiras.

Por Bruno Videira, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.