NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Ethos e especialistas apresentam propostas do Sistema Nacional de Integridade na Conferência Ethos...

17/06/2016

Compartilhar

SINNesta quinta-feira (16), aconteceu a primeira edição da Conferência Ethos 360° no Rio de Janeiro. O evento teve 18 atividades que ocorreram simultaneamente ao longo do dia, com diálogos sobre direitos humanos, integridade, mudança do clima e desenvolvimento sustentável.

No que tange ao latente tema da integridade, uma das principais agendas de atuação do Ethos em seus quase 20 anos, foi lançada uma pesquisa cujo objetivo é analisar o Sistema de Integridade Nacional (SIN) no Brasil, no âmbito da União, visando um diagnóstico que contemple a eficiência e a eficácia da administração pública e, com isso, contribuindo para a ação política e o planejamento de diversos setores da sociedade e do governo. O período abarcado no estudo é de 2000 a 2015 e espera-se que os números obtidos impulsionem a elevação do padrão da ética na gestão pública do país.

Baixe aqui o estudo

Foram identificados os avanços e as áreas de vulnerabilidade em dez pilares: Poder Legislativo, Poder Judiciário, ciclo orçamentário, contratação de pessoal em órgãos e empresas públicas, contratação de obras e serviços, sistema eleitoral, controle interno, externo e social, mídia, sociedade civil e ambiente de negócios.

Por meio da análise holística dos pilares centrais que compõem o SIN, a publicação revelou uma visão geral sobre as principais lacunas na legislação anticorrupção, bem como as melhorias e atrasos que ocorreram no marco regulatório nos últimos 15 anos.

A apresentação do SIN no evento ocorreu por meio de um diálogo conduzido por Caio Magri, diretor executivo do Ethos, com o ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Jorge Hage e a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rita Biason, também coordenadora da pesquisa.

Durante a atividade foi apresentada uma proposta para a construção do Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, que tem como referência a metodologia da Transparência Internacional e o próprio SIN.

A Conferência Ethos 360° aconteceu no dia 16 de junho, no Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro; nos dias 20 e 21 de setembro, acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo; e em novembro no Recife, com local e data a serem confirmados.

Para mais informações, acessar o site www.conferenciaethos.org.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.