NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS JOGOS LIMPOS

Consulta pública: Indicadores de Transparência dos Jogos Rio 2016

04/05/2016

Compartilhar

O Instituto Ethos disponibiliza para consulta pública o conjunto de indicadores que serão utilizados para avaliar a transparência dos governos responsáveis pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, principalmente no que diz respeito às informações sobre os investimentos e as ações para a realização do evento.

As sugestões poderão ser enviadas até o dia 10 de maio de 2016 para o e-mail [email protected].

Acesse o documento: na versão PDF, na versão Open Document Text.

Os indicadores
Nós, do Instituto Ethos, acreditamos que a construção e aplicação de indicadores de transparência seja um importante instrumento para estimular e fortalecer o controle social.

No contexto do Projeto Jogos Limpos, coordenamos a elaboração de um conjunto de indicadores que fossem capazes de avaliar a transparência pública nos investimentos e nas ações para a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O uso dos indicadores também permite identificar as principais lacunas no fornecimento de informações pela gestão pública. Sua aplicação foi pensada de modo

O processo de aplicação dessa ferramenta foi pensado de forma que possibilite o estabelecimento de um canal de diálogo entre a sociedade civil e a administração pública, contribuindo de forma conjunta para a promoção de uma gestão mais transparente e íntegra.

Os Indicadores de Transparência da Copa foram aplicados duas vezes nas cidades-sede do evento (em 2012 e em 2013) e duas vezes nos estados (em 2013 e em 2014). A partir disso, houve uma significativa evolução no conjunto de informações disponibilizadas pelos gestores públicos, com base no direcionamento fornecido por esses indicadores.

A experiência foi tão positiva que deu origem à criação dos Indicadores da Cidade Transparente, elaborado pelo Instituto Ethos, ao lado de outras 13 organizações da sociedade civil. Partimos dos Indicadores da Copa e os reelaboramos de modo a torná-los capazes de avaliar a gestão pública de maneira ampla, e não apenas investimentos para um evento específico.

Os Indicadores dos Jogos Rio 2016 foram confeccionados tomando como alicerce as experiências dos Indicadores da Copa e do Índice Cidade Transparente.

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.