NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS APOIA

Organizações da sociedade civil lançam campanha para discutir desafios do Rio pós-Jogos

21/07/2016

Compartilhar

A Casa Fluminense e mais 48 entidades da sociedade civil lançam, às 17 horas do dia 26 de julho, no Teatro Rival, a Campanha #Rio2017. A iniciativa parte da construção compartilhada da Agenda Rio 2017, um documento que reúne a visão e as propostas para qualificar o debate público sobre os caminhos do Rio de Janeiro pós-Jogos, indo além do ciclo dos grandes eventos, do balanço do seu legado e da atual crise de recursos e horizontes do estado.

Fruto de entrevistas com atores de referência na cidade, fóruns para a formulação de políticas e o levantamento de dados e estudos, o projeto traz propostas para os principais desafios da capital fluminense nos próximos anos: da mobilidade à Baía de Guanabara, do saneamento à segurança pública, da inovação econômica à ampliação da participação e transparência na gestão.

Promovida por uma rede de organizações com histórico de ação no Rio de Janeiro e no país, a campanha usará a Agenda Rio 2017 e o acúmulo das propostas setoriais de vários parceiros para pautar as prioridades e políticas para uma metrópole universalmente mais justa, democrática e sustentável. Sem ignorar os avanços recentes, o foco é mobilizar atores para o debate sobre o futuro da região metropolitana e a necessária transição para um desenvolvimento ancorado na inclusão e em serviços eficientes para todos e relações qualificadas com os recursos públicos e naturais.

Desde junho, a Casa Fluminense e a rede de parceiros têm se reunido com os pré-candidatos à prefeitura da capital. No dia 26, todos eles serão convidados a comprometer-se publicamente com a Agenda Rio 2017 e a Declaração de Compromisso da Campanha, ao lado de outros pré-candidatos à Câmara de Vereadores e prefeitura. Isso pressupõe apresentar planos de metas, criar instrumentos de transparência e prestação de contas para o monitoramento público e manter a interlocução com a sociedade civil nas futuras gestões.

O evento de lançamento da campanha será também uma oportunidade para a implantação local dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Programa Cidades Sustentáveis apresentará pela primeira vez no Rio de Janeiro um conjunto de ferramentas concebido especialmente para auxiliar administrações municipais nessa missão. Os ODS são 17 objetivos e 169 metas para enfrentar os principais desafios sociais e ambientais do planeta até 2030. A lista foi referendada pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

A noite termina em samba, no palco do Rival, com Bira da Vila cantando o grande evento que é a vida cotidiana do cidadão fluminense. O show marcará o encerramento do encontro e o início de uma série de ações para a disseminação pública das propostas da Campanha #Rio2017.

Durante a Olimpíada, painéis espalhados vão apresentar as propostas dos parceiros em praças públicas. A população vai selecionar metas prioritárias e gravar vídeos com sugestões. Terminados os Jogos, as lentes apontadas para o Rio olímpico serão deslocadas para o Rio inteiro: ativistas de toda a Região Metropolitana vão fazer o percurso Japeri-São Gonçalo de bicicleta, visitando parceiros e espaços coletivos, registrando equipamentos públicos e o cotidiano da cidade no trajeto.

A circulação continua em setembro, com diálogos entre sociedade civil e os candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores nos demais municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Instituições de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo e outros vão apresentar suas demandas e cobrar compromissos com a gestão inclusiva e transparente.

A #Rio2017 está aberta à adesão de novas organizações, cidadãos, candidatos, veículos de mídia e de todos que desejem contribuir para o debate eleitoral e o fortalecimento da cidadania na construção de agendas. O conjunto das atividades está sendo coordenado pela Casa Fluminense, organização que se propõe a articular atores para a formulação e defesa compartilhadas de políticas.

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.