NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

DIÁLOGOS ETHOS

Ethos lança Guia Temático dos Indicadores para promoção de equidade racial

30/11/2016

Compartilhar

Ferramenta em parceria com o CEERT viabiliza ação afirmativa nas empresas

Recentemente um vídeo que demonstra a visão de profissionais de recrutamento ao avaliar fotos de negros e brancos foi visualizado por mais de 2 milhões de pessoas. Uma campanha contra o racismo realizada pelo governo do Estado do Paraná que demonstrou a disparidade entre negros e não negros no mercado de trabalho. Fato este que há anos vem sendo acompanhado de perto pelo Instituto Ethos através da publicação anual “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas”.

“Sonho um dia ver em cargos executivos a mesma proporção de negros e brancos que existe na sociedade. Mas se mantivermos a taxa de crescimento do negro nesses cargos, esse dia chegará apenas daqui a 150 anos”, comparou, o diretor-presidente do Ethos, Jorge Abrahão, durante uma apresentação no mês de abril deste ano.

É notório o quanto a população negra está sub-representada nas empresas. Os negros ocupam menos cargos no executivo e de chefia e ganham, em média, 30% menos que os brancos, segundo os dados do DIEESE divulgados no último dia 17. Além disso, eles têm menos acesso à empregos com direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. A situação das mulheres negras é ainda mais agravante: homens brancos tem rendimentos 60% superiores aos das mulheres negras e ocupam menos de 11% dos cargos de direção e executivos e tem a menor taxa de índice empregabilidade.

Na última década houve avanços nas políticas afirmativas para a população negra. Entre elas, a instauração de cotas para o ingresso na universidade e nos concursos públicos (20% para negros nos concursos federais). Contudo, o mercado privado tem avançado a passos lentos para diminuir estas diferenças. No último “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas”, lançado pelo Ethos e pelo BID em 2016, foi possível perceber que apenas 3,6 das empresas tem políticas para inserção de afrodescendentes no quadro de colaboradores. A pesquisa deste ano aponta que no quadro funcional o número de brancos 62,8% é quase o dobro em relação ao de afrodescendentes, 35,7%. Em cargos de supervisão, os brancos são 72,2% contra 25,9% de afrodescendentes. Em nível de gerencia, os negros são apenas 6,3% ante 90,1% de brancos; no quadro executivo são 4,7%, comparados com 94,2% de brancos; e nos conselhos de administração são 4,9%, contra 95,1% de brancos.


A diversidade e os benefícios para as empresas
As empresas podem e devem contribuir para atingir as metas dos Objetivos de De­senvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que são responsáveis por 3 em cada 4 empregos gerados no Brasil. “Sobretudo na questão da erradicação da pobreza, que é o primeiro dos ODS. As empresas têm papel fundamental no tema”, pontua Jorge Abrahão.

“Todo mundo ganha com a diversidade. Um ambiente que não tem negros e mulheres perde com isso. Está provado que a diversidade favorece a criatividade, a inovação, os olhares particulares em relação a um mesmo problema. Favorece, portanto, as práticas que as empresas mais valorizam, que é um ambiente rico em opiniões”, disse o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em ocasião do lançamento de um site com vagas de emprego exclusivas para população negra. E ainda completou: “O que algumas empresas perceberam é que a diversidade é boa para a economia e não só para a sociedade”.


Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial
A desigualdade racial existente no universo corporativo resulta de uma questão cultural e da falta de ações afirmativas. Com este desafio colocado, o Instituto Ethos em parceria com o Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), irão lançar, no próximo dia 7 de dezembro, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, o Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial, um recorte dos Indicadores Ethos específico para a questão racial.

O trabalho foi apoiado por meio do projeto Empresas pela Equidade: engajamento e capacitação, financiado pelo Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e gerenciado pelo Conselho Britânico. Este Guia Temático tem como objetivo estimular a diversidade racial, oferecer orientações para a incorporação de medidas que colaborem para a diminuição das desigualdades raciais, além de identificar boas práticas já existentes no mercado.

A construção do Guia Temático contou com consultas à empresas e consulta pública que avaliou os critérios que deveriam constar do conteúdo, estrutura e funcionalidade dos novos indicadores.

O lançamento do Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial acontece dia 07 de dezembro de 2016, a partir das 15h20, durante o evento “Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos”. Inscreva-se aqui.

No painel A Contribuição das Empresas para a Equidade de Gênero e Raça, será apresentada a proposta de criação do Fórum Empresarial Nacional de Equidade de Gênero e Raça”, a ser realizado em 2017 e que se propõe a ser um movimento indutor para implementação e aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para superar a discriminação de gênero e raça nas empresas. Essa é uma iniciativa liderada pelo Ethos e CEERT, apoiada pelo Movimento Mulher 360, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e financiado pelo Fundo Newton do governo britânico.

Programação das atividades de Direitos Humanos no Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos

14h às 14h20 – Abertura Institucional
Martin Dowle: Country Director do Conselho Britânico
Jorge Abrahão: Diretor Presidente do Instituto Ethos

14h20 às 15h20: Empresas e Direitos Humanos: Desafios e Novas Perspectivas de Atuação
Katia Maia – Diretora da Oxfam
Jorge Abrahão – Diretor Presidente do Instituto Ethos
Flavia Piovesan – Secretária Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania

15h20 às 16h40: A Contribuição das Empresas para a Equidade de Gênero e Raça
Cida Bento – Diretora do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade
Silvia Pimentel – Membro do Comitê sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher, das Nações Unidas
Judith Morrison – Assessora Principal da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento
Marcia Massotti – Responsável de Sustentabilidade Brasil da Enel
Ana Lúcia Custódio – Coordenadora de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos

16h40 às 17h: Café da Tarde

17h às 18h30: Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil
Heloísa Colovan – Coordenadora do GT de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global e Chefe da Assessoria de Responsabilidade Social da ITAIPU Binacional
Caio Magri – Diretor Executivo do Instituto Ethos
Renato Mendes – Oficial Encarregado da Organização Internacional do Trabalho
Taís Arruti Lyrio Lisboa – Auditora Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego

Saiba mais aqui

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Wilson Dias, Agência Brasil – EBC

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.