NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

DIÁLOGOS ETHOS

Ethos lança novo Grupo de Trabalho com foco em Mobilidade Urbana

29/11/2016

Compartilhar

ForumMobi será lançado durante Diálogos Ethos

mob

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o ForumMobi é o novo Grupo de Trabalho do Instituto Ethos. O projeto será lançado no dia 7 de dezembro, durante a programação do evento “Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos”, que acontecerá no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

O ForumMobi é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Friedrich Naumann (IFN), que tem o objetivo de fomentar o diálogo entre os diversos setores da sociedade sobre a promoção de mobilidade urbana sustentável, estimulando a troca de experiência com outros países, promovendo um intercâmbio internacional de conhecimento, principalmente com a Alemanha. Além disso, a iniciativa visa estimular a implementação de uma mobilidade urbana mais sustentável, especialmente na cidade de São Paulo.

Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes
O conceito de cidades inteligentes pode variar bastante. O Cities in Motion Index do Instituto de Estudos Superiores da Empresa (Iese) definiu as dimensões que podem mostrar se um município se enquadra nesse conceito: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e tecnologia.

De forma geral, cidades inteligentes se relacionam à área de tecnologia da informação, com o uso de big data ou estatísticas financeiras ou de escolhas feitas pela população, que podem auxiliar na tomada de decisão sobre a redução de custos e tempo e o desenvolvimento de novos produtos e negócios. O open data também torna possível a criação de soluções, por meio de aplicativos para celulares, por exemplo. Em geral, as cidades inteligentes são conhecidas por sua alta conectividade e dependência de eficientes sistemas de gerenciamento e armazenamento de dados. De acordo com a DG Connect, da Comissão Europeia, elas têm infraestrutura digital e física, melhorando assim os serviços oferecidos aos cidadãos, como o uso otimizado de energia, com uma oferta maior de fontes renováveis, a elevação da eficiência do transporte, o aumento da transparência pública, saúde de qualidade e inclusão social urbana.

Perspectivas estas que foram abordadas na Conferência Ethos 360°, que realizou dois interessantes painéis sobre o tema. “Diálogo Brasil-México: exemplos inovadores de concepções de mobilidade urbana” e “Diálogos sobre mobilidade urbana em São Paulo – Rede Nossa São Paulo e Ibope apresentam sua pesquisa” O debate reuniu especialistas de organizações como Ibope Inteligência, Rede Nossa São Paulo, Instituto para a Competitividade do México (IMCO), entre outras, que apresentaram visões sobre quais são os desafios e as oportunidades para melhorar a mobilidade urbana nas cidades.

Inclusive foram elencadas 10 medidas que podem ser implementadas pelas empresas para melhorar a mobilidade nas cidades:

infomobLançamento do ForumMobi
Para dar início aos trabalhos do ForumMobi serão realizadas atividades com foco no aprofundamento do tema de mobilidade urbana com a participação de especialistas internacionais e autoridades. Marcus Jeutner (pesquisador e chefe de urbanismo da Universidade Técnica de Berlim) e Bernhard Gässl (diretor da Associação de Empresas de Transportes Públicos, Alemanha), destacam-se como presenças internacionais. Já Clarisse Cunha Linke (diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP), Daniel Mangabeira (diretor de políticas públicas da Uber no Brasil) e Ricardo Corrêa (sócio fundador da TCUrbes), são alguns dos palestrantes nacionais. Dentre os principais temas a serem discutidos temos:

  1. O que são cidades inteligentes e como promover uma mobilidade urbana sustentável
  2. Apresentação da Pesquisa de Mobilidade Urbana na cidade de São Paulo
  3. Como promover inclusão social e melhor acessibilidade na mobilidade
  4. Marcos regulatórios e financeiros para promoção de mobilidade urbana mais sustentável

Para participar do seminário de lançamento do ForumMobi é preciso se inscrever no “Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos”. Faça aqui a sua inscrição.

Programação ForumMobi

Manhã:

8h30 às 9h: Café de Boas Vindas

9h às 9h10: Abertura Institucional
Jorge Abrahão – Diretor Presidente do Instituto Ethos
Beate Forbriger – Diretora do Instituto Friedrich Naumann

9h10 às 10h35: Panorama da mobilidade urbana de São Paulo e do mundo – a situação atual e os desafios para promoção de mobilidade urbana sustentável no mundo
Luanda Nera – Coordenadora de Comunicação da Rede Nossa São Paulo
Marcus Jeutner – Pesquisador da Universidade Técnica de Berlim
Ricardo Corrêa – Sócio Fundador da TC Urbes

10h35 às 10h45: Intervalo para Café

10h45 às 12h: Diálogos sobre os dilemas e as oportunidades para promoção de mobilidade urbana sustentável nas cidades
Clarisse Cunha Linke – Diretora Executiva do ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento
Caio Magri – Diretor Executivo do Instituto Ethos
Bernhard Gässi – Diretor da Associação de Empresas de Transportes Públicos da Alemanha
Daniel Mangabeira – Diretor de Políticas Públicas da Uber

Caso tenha interesse em participar dos dois momentos do Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos será preciso inscrever-se para os períodos: manhã e tarde.

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.