NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ethos lança publicação "A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral - edição...

26/09/2012

Compartilhar

Cartilha ajuda empresas a realizar doações para campanhas eleitorais de maneira transparente.

Já está disponível a edição de 2012 da cartilha “A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral”, uma iniciativa do Instituto Ethos, do Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e da Transparência Internacional. A publicação é um manual voltado para empresas que querem implementar regras visando o estímulo da integridade e a prevenção da corrupção no contexto das eleições nacionais brasileiras de 2012.

Esta é a primeira edição após a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa e da Lei de Acesso à Informação Pública, dois marcos fundamentais para a democracia e para a cidadania no Brasil. O Ethos publica esta série desde 2002.

A cartilha apresenta ainda informações a respeito dos temas-chave para combater a corrupção, como o financiamento de campanhas eleitorais, trazendo ao público um diagnóstico do comportamento dos principais grupos empresariais no Brasil nas eleições de 2010.

Outro tema debatido são as vantagens e desvantagens de modelos de sistemas políticos e eleitorais em debate ou adotados em outros países.

Para o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, “no cerne desta iniciativa está, de um lado, a aposta na complementaridade de regras eficientes, controles e sanções e, de outro, a atuação responsável da classe política, do setor privado e da sociedade. Somente por meio de mudanças concomitantes nessas duas frentes será possível avançar em direção a práticas de financiamento mais condizentes com os valores democráticos”.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.