NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS PRÁTICAS EMPRESARIAIS

Ethos lança guia temático sobre integridade

20/07/2015

Compartilhar

 

Guia Tematico_Integridade_VerticalPela ferramenta, as empresas poderão acompanhar a evolução de suas práticas relacionadas à integridade e ao combate à corrupção.

A partir desta segunda-feira, 20 de julho, as empresas associadas ao Instituto Ethos e as signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção têm à sua disposição o Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção. Trata-se de uma ferramenta de gestão derivada dos Indicadores Ethos pela qual as empresas poderão acompanhar a evolução de suas práticas relacionadas à integridade e ao combate à corrupção.

O novo guia será utilizado também para o monitoramento dos compromissos assumidos pelas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, as quais devem aplicá-lo anualmente como um dos requisitos para permanecerem no Pacto.

A ferramenta é resultado do trabalho de atualização da antiga Plataforma de Monitoramento do Pacto Empresarial, que passa a incorporar as recentes mudanças que ocorreram na legislação, como a introdução da Lei da Empresa Limpa (Lei nº 12.846/2013). Passa também a conversar com outras iniciativas propositivas nesse campo, seguindo a metodologia já consolidada dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, que, além de permitir que a empresa faça um diagnóstico de sua situação em relação ao tema, apresenta um caminho para que ela evolua em suas práticas.

Para facilitar o entendimento, o Instituto Ethos disponibilizou um passo a passo para aplicação do questionário. E oferece aos interessados, uma oficina sobre a aplicação da nova ferramenta, que ocorrerá no dia 4 de agosto de 2015, das 14h00 às 18h00, na sede da organização. As inscrições podem ser feitas pelo link Oficina Integridade – Agosto/2015.

O Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção ficará aberto para preenchimento no período de 20 de julho a 21 de dezembro de 2015.

Cadastro Pró-Ética

O novo Guia Temático será usado também como uma preparação para o processo de adesão das empresas ao Cadastro Empresa Pró-Ética, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos para incentivar a adoção voluntária pelas empresas de políticas e ações necessárias para se criar um ambiente de integridade que reduza os riscos de ocorrência de fraude e corrupção e aumente a confiança nas relações entre os setores público e privado.

Mas somente as empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção estão aptas a buscar adesão a esse cadastro, que está com inscrições abertas até o próximo dia 31 de julho.

Para esclarecer dúvidas sobre a aplicação do Guia Temático, entre em contato com o Instituto Ethos, pelo e-mail indicadores @ethos.org.br. Caso sua empresa seja signatária do Pacto Empresarial, o contato também pode ser feito pela Secretaria Executiva do Pacto, pelo e-mail [email protected].

Por Ana Letícia Salla, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.