NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Ethos Trabalho Decente

“Fantástico” destaca combate de Marinalva Dantas ao trabalho escravo

24/06/2015

Compartilhar

 

Marinalva Dantas_Fantastico_21Jun15Auditora do trabalho, ela ficou dez anos à frente do Grupo Especial de Fiscalização Móvel , órgão que já libertou mais de 50 mil trabalhadores.

No último dia 21 de junho, o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, apresentou uma reportagem a respeito de Marinalva Dantas, uma auditora fiscal do trabalho que por muitos anos coordenou o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), criado em 1995. Formado por auditores fiscais do trabalho, policiais federais e procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), o GEFM está no centro do combate ao trabalho escravo no Brasil. Em vinte anos de atuação, já libertou mais de 50 mil trabalhadores.

Em suas andanças pelo interior mais profundo do Brasil, Marinalva libertou mais de 2.000 trabalhadores, inclusive centenas de crianças. A reportagem mostra algumas dessas histórias, desconhecidas da maioria dos brasileiros. Como bem ressaltou o jornalista Klester Cavalcanti, autor da biografia de Marinalva Dantas, se ela fosse paquistanesa ou afegã e fizesse exatamente tudo o que fez até hoje, já teria ganhado um Prêmio Nobel. Como é brasileira, nem em seu próprio país é reconhecida.

A Dama da Liberdade_CapaCom esta reportagem, o Fantástico prestou um serviço inestimável à sociedade brasileira, mostrando a importância dos auditores fiscais do trabalho, a gravidade do cenário da escravidão no país e a necessidade de programas e ferramentas de prevenção e erradicação de nosso território dessa triste herança colonial.

Chamada A Dama da Liberdade, a biografia de Marinalva Dantas produzida por Klester Cavalcanti foi lançada em São Paulo nesta terça-feira (23/6).

Para assistir a reportagem do Fantástico, clique aqui.

Por Cristina Spera, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.