NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CLIMA

Fórum Clima reúne empresas para buscar saídas contra o aquecimento global

Encontro virtual tem como foco alinhar o plano de trabalho para 2017

20/02/2017

Compartilhar

O projeto Fórum Clima – Ação Empresarial sobre Mudanças Climáticas – grupo de trabalho do Instituto Ethos criado para acompanhar os compromissos das duas cartas do grupo (Cartas Abertas de 2009 e 2015) irá se reunir virtualmente na próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em questões como: a transição para uma economia de baixo carbono e a redução dos impactos negativos das mudanças climáticas sobre o planeta. Na primeira reunião de 2017 dois assuntos serão explorados: as atualizações do plano de trabalho e a renovação de patrocínio do GT.

A mudança climática é um tema de preocupação internacional. Diversos movimentos são feitos para tentar barrar as consequências do fenômeno, causado, principalmente pelo aumento da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). Entre os fatores que interferem na mudança do clima estão a produção industrial, a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases CFC, entre outros fatores.

Por entender que o setor empresarial pode contribuir para a minimizar os prejuízos ao meio ambiente, o GT do Fórum Clima tem participado ativamente de discussões nesta temática. Como na atuação junto a Iniciativa Empresarial em Clima (IEC), para o “Posicionamento sobre mecanismos de precificação de carbono – 2016”.

A elevação da temperatura no planeta afeta o equilíbrio ambiental e pode causar diversas consequências ambientais, econômicas e sociais como o aumento dos preços dos alimentos, impactos na infraestrutura, mudança do regime de chuvas, impactos no turismo, migração de pessoas das áreas afetadas, dentre outros.

Dentre as iniciativas previstas para o GT em 2017 estão:

  • Monitorar os compromissos empresariais assumidos com a Carta Aberta ao Brasil sobre Mudança de Clima.
  • Lançar a publicação “Financiamento para adaptação”, que tem como principal objetivo levantar as fontes de recursos existentes no Brasil e no mundo que irão financiar a adaptação no Brasil.
  • Acompanhar as políticas públicas de mudança do clima e de baixo carbono no Brasil
  • Fortalecer o papel da IEC – Iniciativa Empresarial em Clima, principalmente através do posicionamento de precificação de carbono
  • Participar de discussões internacionais sobre o tema, principalmente através do Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC) e Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Para obter mais informações sobre o Fórum Clima encaminhe e-mail para: [email protected]

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.