AGENDA

Compartilhar

Fundação Grupo Boticário lança novo edital para seleção de projetos

Data: 31/08/2015

 

A Fundação Grupo Boticário está com inscrições abertas, até o dia 31 de agosto de 2015, para o Edital de Seleção de Projetos do segundo semestre do ano. Nesta edição, pela primeira vez, as iniciativas devem ter como foco a proteção das zonas costeira e marinha e ecossistemas associados.

Robson Capretz, analista de Projetos Ambientais da fundação, destaca a importância e urgência no apoio à iniciativas com esse enfoque no país. “O Brasil é signatário da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) e por isso assumiu o compromisso de atingir as metas de proteção de cada bioma. No caso dos ambientes marinhos, infelizmente, ainda estamos muito longe atingi-las. Isso porque a CDB diz que os países que assinaram o documento devem ter pelo menos 10% dessas áreas protegidas em Unidades de Conservação. Entretanto, temos no Brasil apenas 2%”, explica.

As propostas podem ser apresentadas por pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações não governamentais, fundações ou associações privadas, nas seguintes linhas temáticas:

  1. Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral (continentais e marinhas) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) – criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus planos de manejo;
  2. Espécies ameaçadas: execução de ações prioritárias dos Planos de Ação Nacional (PAN) para espécies e ecossistemas e definição de status de ameaça;
  3. Estudos e ações de proteção e redução das pressões sobre a biodiversidade marinha.

Neste edital, a Fundação Grupo Boticário irá direcionar R$ 950 mil para os projetos selecionados, não estabelecendo valores mínimos ou máximos para as propostas. A cada edital são apoiadas, em média, 15 iniciativas, que devem ter duração de até 24 meses.

As propostas recebidas passarão pelas seguintes etapas de seleção:

  1. Qualificação: análise preliminar quanto ao enquadramento das instituições e das temáticas das propostas às exigências do edital;
  2. Análise técnica por consultores especialistas voluntários;
  3. Análise pelo Comitê Técnico, que indica o nível de prioridade das propostas, entre todas as qualificadas, considerando que são prioritárias aquelas que trazem resultados diretos para a conservação da natureza;
  4. Análise e deliberação final: o Conselho Curador da fundação analisa as propostas qualificadas e os pareceres dos consultores especialistas e do Comitê Técnico e definem, com base no orçamento disponível por edital, as propostas que receberão apoio.

Os interessados podem fazer sua inscrição pelo site da Fundação. Para mais esclarecimentos, os proponentes podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (41) 3318-2639 e (41) 3318-2638.

SERVIÇO
O quê:
Edital de Seleção de Projetos da Fundação Grupo Boticário;
Prazo: Até 31 de agosto de 2015;
Inscrições: Pelo site da Fundação Grupo Boticário;
Mais informações: Pelos telefones (41) 3318-2639 e (41) 3318-2638.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.