NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

GT de Resíduos Sólidos lança publicação na Conferência Ethos 2013

31/07/2013

Compartilhar

Escrita por Ricardo Abramovay, com apoio das pesquisadoras Juliana Speranza e Cécile Petitgand, do Nesa-USP, a publicação será lançada em 3/9.

A questão dos resíduos e as políticas adequadas que devem norteá-las é um tema decisivo para o Brasil. Há pouco mais de um ano do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que os municípios deem destinação adequada aos resíduos, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) constatou que, em 2012, mais de 3.000 cidades brasileiras enviaram quase 24 milhões de toneladas de resíduos para destinos considerados inadequados, o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados de lixo.

Ainda de acordo com a Abrelpe, aumentou em 2012 o volume de recursos públicos aplicado na coleta de lixo, chegando a R$ 11,00 mensais por habitante, em média. Mas esse montante ainda não foi suficiente para fazer frente à coleta de resíduos sólidos e demais serviços de limpeza urbana, que são essenciais e devem atender à totalidade da população, a qual tem crescido, consumido mais e descartado mais resíduos.

O Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, articulado pelo Instituto Ethos e constituído por empresas de todo o país, vem discutindo como o setor privado pode contribuir para que a PNRS seja cumprida. Para tanto, vem realizando debates, seminários e oficinas com vários setores da sociedade a fim de entender quais as dificuldades e o que fazer para superá-las. Esse trabalho contou com a participação ativa do professor Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP), e das pesquisadoras Juliana Speranza e Cécile Petitgand, do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa), também da USP. Juntando as pesquisas feitas pelo Nesa e as discussões havidas no GT, Abramovay escreveu a publicação Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Próspera, em colaboração com Speranza e Petitgand.

O jornalista Washington Novaes, que teve acesso ao texto, comentou o seguinte, num artigo publicado n’O Estado de S Paulo de 26 de julho de 2013: “Deveria ser leitura obrigatória para administradores públicos e legisladores em todos os níveis – começando pelo governo federal, Congresso, governos estaduais, deputados, prefeitos, vereadores –, mas também para empresários e consumidores”.

A publicação completa será lançada durante a Conferência Ethos 2013, no próximo dia 3 de setembro, às 18h00, numa conversa com a presença do próprio Ricardo Abramovay.

Um resumo da publicação, de autoria de Ricardo Abramovay, pode ser acessado aqui.

Conferência Ethos 2013

A edição deste ano terá como tema “Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil”. A programação está estruturada para testar quão lucrativos podem ser os negócios sustentáveis.

Além de oferecer os tradicionais debates, palestras e discussões conceituais, a Conferência terá uma perspectiva pragmática ao tratar das temáticas de sustentabilidade aplicando-as imediatamente em modelagens de negócios sustentáveis.  Em seu módulo central, a Conferência discutirá “Negócios Sustentáveis” em suas diversas facetas, enquanto os demais módulos oferecerão atividades em temas complementares, como “Conversa de Líderes”, “Conhecimento e Tecnologia”, “Negócios e Tecnologia”, “Negócios Brasileiros: Conexões Transnacionais” e “Risco e Oportunidade”. A novidade são os módulos de análises de casos e de modelos de negócios sustentáveis. Os melhores casos e projetos inscritos terão mentoria especializada, reconhecimento e divulgação.

A Conferência Ethos 2013 vai se realizar de 3 a 5 de setembro de 2013, no Teatro GEO, no edifício do Instituto Tomie Ohtake, Rua dos Coropés, 88 (na altura do nº. 201 da Avenida Brigadeiro Faria Lima), em Pinheiros, São Paulo.

SERVIÇO
Conferência Ethos 2013
Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil
Data:
3 a 5 de setembro de 2013
Local: Teatro GEO, no edifício do Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Rua dos Coropés, 88 (altura do no. 201 da Avenida Faria Lima) – Pinheiros – São Paulo
Inscrições: Pelo site www.ethos.org.br/ce2013.

A Conferência Ethos 2013 é uma realização do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Parceiros Institucionais: Alcoa, CPFL Energia, Natura, Vale, Walmart;
Parceiro Estratégico: Roland Berger;
Patrocínio “Master Apresenta”: Santander, Itaú, Bradesco;
Patrocínio Ouro: Bradesco, Itaú, Santander;
Patrocínio Prata: Caixa;
Patrocínio Bronze: Queiroz Galvão, Shell.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.