NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

GT Integridade conta com a participação internacional de especialista em integridade empresarial

Reunião discutiu o papel do delator na investigação dos casos de corrupção

21/03/2017

Compartilhar

O encontro de março do Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção aconteceu no dia 14 e contou com a participação de dois convidados. João Carlos Lima, da Patri Políticas Públicas, que abordou o cenário político atual para o combate à corrupção e Brandon Spooner, consultor americano em integridade empresarial, que trouxe exemplos de experiências internacionais no combate à corrupção empresarial.

Em sua fala, Lima apontou a articulação do congresso com a proximidade da revelação das delações da Odebrecht e a possibilidade de retomada da discussão e encaminhamento das regulamentações referentes ao Lobby.

Spooner, consultor de Ética Corporativa e Compliance e Mestre em Ética Jurídica, falou sobre o sistema de proteção e incentivo ao denunciante (whistleblower).

O consultor americano apresentou a importância do informante nos casos de corrupção, principalmente para uma maior celeridade nas investigações e recuperação de recursos desviados. Também revelou duas maneiras de protegê-lo: legislação efetiva e políticas empresariais anti-retaliação.

Destacou algumas das diferenças entre a delação premiada existente e o conceito de denúncia (whistleblowing). Uma diferença fundamental refere-se ao fato de que na delação premiada existe uma ameaça de processo criminal para o delator e como reflexo, as informações recolhidas podem ser limitadas. O denunciante (whistleblower), por outro lado é uma ferramenta investigatória mais eficaz por encorajar o fornecimento de informações e detalhes mais confiáveis. Por fim, Spooner explicou como o conceito de denúncias promove a transparência nos setores público e privado.

A próxima reunião do GT Integridade acontecerá no dia 11 de abril, na sede do Ethos, no período da manhã. No período da tarde, haverá a oficina do Guia Temáticos dos Indicadores Ethos “Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção”. Além disso, será apresentado o relatório da Plataforma de Monitoramento do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

Para conhecer mais sobre a iniciativa, clique. Caso sua empresa queira fazer parte do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção escreva para [email protected]

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Klingler Law

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.