NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ideia Sustentável lança estudo sobre ferramentas de gestão para a sustentabilidade

04/03/2015

Compartilhar

Os conteúdos da pesquisa são uma contribuição prática para quem lida diretamente com a gestão da sustentabilidade no dia a dia das empresas.

Mais de 200 executivos, líderes e profissionais interessados em sustentabilidade participaram, na manhã de 25 de fevereiro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do lançamento do 4º Estudo Next: Ferramentas de Gestão para a Sustentabilidade – 5 Grandes Desafios. No evento,Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável e idealizador do Next – Observatório de Tendências em Sustentabilidade (iniciativa da Plataforma Liderança Sustentável), apresentou as principais tendências identificadas na pesquisa:

  1. Mapear e mensurar as externalidades. Usar ferramentas que permitam identificar os impactos socioambientais e calcular as externalidades com a máxima precisão;
  2. Definir temas materiais e objetivos estratégicos. Priorizar temas materiais para mensurar o que realmente importa e conectá-los com os objetivos estratégicos;
  3. Transversalizar a sustentabilidade na gestão. Implantar a sustentabilidade em toda a organização, e não apenas em uma ou outra área;
  4. Gerar valor compartilhado e relato integrado. Integrar as informações de sustentabilidade aos relatos financeiros, valorizando outros capitais, além do econômico;
  5. Promover a conectividade de ferramentas. Integrar cada vez mais diferentes instrumentos de gestão da sustentabilidade, evitando o desperdício de esforços que não dialogam entre si.

Ao lado de Voltolini, compuseram a mesa para o lançamento do estudo Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação Espaço Eco (FEE) – principal apoiadora do Next –, e Grácia Elisabeth Fragalá, diretora titular adjunta do Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp.

Para Araújo, “os conteúdos da pesquisa representam uma contribuição prática para quem lida diretamente com a gestão da sustentabilidade no dia a dia das empresas”. Já Grácia comemorou: “Atualmente, buscamos aproximar pequenos e médios empresários das discussões de sustentabilidade do ponto de vista da estratégia de negócio e esta publicação é a ferramenta de que precisávamos para alcançar nosso objetivo. O Cores está muito satisfeito por consolidar a parceria com a Ideia Sustentável e a FEE”.

Durante o evento, o público conferiu também a participação do principal validador do estudo, Oliver Laasch, fundador do Center for Responsible Management Education (Centro de Educação em Gestão Responsável) e diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Manchester. Coautor do livro Principles of Responsible Management: Glocal Sustainability, Responsibility, and Ethics (Princípios da Gestão Responsável: Sustentabilidade, Responsabilidade e Ética “Glocais”), o especialista falou aos participantes diretamente da Inglaterra, via Skype, sobre a importância da sustentabilidade tanto na dimensão individual – a compreensão de cada um dos colaboradores das organizações – quanto na estratégica – inserir o conceito no planejamento e nas operações.

O estudo será disponibilizado no portal Ideia Sustentável em breve. Os interessados em adquirir o material completo podem enviar e-mail para [email protected] ou (11) 5579-8012.

Fonte: Ideia Sustentável

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.