NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Indicadores Ethos iniciam novo ciclo de aplicação

13/10/2014

Compartilhar

Em entrevista ao Notícias da Semana, Caio Magri, diretor-executivo do Instituto Ethos, explica brevemente quais serão essas mudanças.       

Teve início, em 1º de outubro de 2014, o novo ciclo de aplicação dos Indicadores Ethos, com atualizações na política de uso da ferramenta. Em entrevista ao Notícias da Semana, Caio Magri, diretor-executivo de Operações, Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, explica brevemente quais serão essas mudanças.

Notícias da Semana: Como foi o primeiro ciclo da nova geração dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis?
Caio Magri: De setembro de 2013 a julho de 2014, foram realizadas 50 oficinas e eventos de divulgação em todo o Brasil. Ao todo, foram 390 empresas que usaram os Indicadores Ethos no ciclo 2013/2014, o que compreende a nova geração e a geração anterior da ferramenta. Estamos numa fase de transição, na qual verificamos, com bastante entusiasmo, a aproximação de entidades empresariais e empresas que entendem que podem, além da própria aplicação dos Indicadores Ethos por sua própria organização, induzir o uso junto à sua esfera de influência.

NS: Quais as novidades no uso dos Indicadores Ethos a partir de agora?
CM: Revisamos a política de uso dos Indicadores Ethos a partir de uma série de reflexões sobre como aproximar e fortalecer a relação que temos com as empresas. Além disso, revisamos o programa de desenvolvimento da sustentabilidade nas cadeias de valor, uma das nossas estratégias centrais para expandir o acesso das empresas às discussões que propomos com os Indicadores Ethos, contribuindo, assim, para a transformação das práticas das empresas.

NS: Em que termos a política de uso foi revisada?
CM: A atualização da política de uso dos Indicadores Ethos apresenta termos que regem a utilização de nosso sistema on-line e descreve o relacionamento que se estabelece com o Instituto Ethos a partir desse uso, o que inclui as novas modalidades de aplicação dos Indicadores Ethos – que têm como elemento principal a exclusividade no uso dos Indicadores Ethos pelas empresas e entidades empresariais associadas ao Ethos –, as responsabilidades do Instituto Ethos e as dos usuários e o fato de que queremos divulgar o nome das empresas usuárias dos Indicadores Ethos, desde que elas não se oponham a essa divulgação. Sempre é importante esclarecer que a política mantém a confidencialidade dos demais dados das empresas, o que é uma das características-chave dos Indicadores Ethos.

NS: O que fundamenta a estratégia de trabalhar com as cadeias de valor?
CM: Essa estratégia se fundamenta na percepção de que há um universo bastante amplo de empresas que necessitam compreender, de forma simples e didática, como as discussões em sustentabilidade se aplicam aos seus negócios e quais são suas oportunidades e desafios nessa área. Verificamos, pela própria história dos Indicadores Ethos, que o trabalho com as cadeias de valor tem uma capacidade de indução bastante forte e possibilita a transformação dos negócios e da sociedade de forma muito significativa. Queremos fortalecer esse trabalho e obter mais resultados nessa direção.

O ciclo 2014/2015 dos Indicadores Ethos, iniciado agora, encerra-se em 12 de dezembro de 2015 e o documento completo com a nova política pode ser encontrado aqui.

Sempre temos novidades nos Indicadores Ethos. Para acessar as notícias mais recentes, acompanhe nossa página, em www.ethos.org.br/indicadores.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.