NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Instituto Ethos abre consulta pública em prol da igualdade racial nas empresas

02/09/2016

Compartilhar

Coleta de opiniões para a construção do “Guia Temático: Promoção da Equidade Racial – Indicadores Ethos-Ceert” será feita online até o dia 12 de setembro.

Para elaborar o “Guia Temático: Promoção da Equidade Racial – Indicadores Ethos-Ceert”, apoiado por meio do projeto Empresas pela Equidade: Engajamento e Capacitação, financiado pelo Fundo Newton, iniciativa do Conselho Britânico, o Instituto Ethos busca, por meio de uma consulta pública, fazer com que a ferramenta seja o mais assertiva possível. Essa é uma maneira de as perguntas do questionário, bem como o conteúdo, a estrutura e a funcionalidade da publicação, estarem em consonância com a articulação e a representatividade do tema na sociedade.

Seguindo a mesma base metodológica dos Indicadores Ethos, criado pelo instituto em 2000 para apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social em suas estratégias de negócios, a consulta pública é uma das etapas do processo de desenvolvimento do guia temático, um momento para recolher sugestões e conhecer a opinião pública.

O objetivo do “Guia Temático: Promoção da Equidade Racial – Indicadores Ethos-Ceert” é que os negros, maioria da população brasileira, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estejam igualmente bem representados no quadro funcional e executivo das organizações. Segundo a edição de 2016 da pesquisa “Perfil Racial, Social e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”, também do Instituto Ethos, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), essa é uma realidade que, em um primeiro olhar, parece muito distante do contexto corporativo.

A construção colaborativa do guia tem como premissa mudar esse cenário, de modo que o torne referência para programas nacionais e internacionais e indutor de boas práticas.

As contribuições podem ser feitas até o dia 12 de setembro. Acesse aqui o formulário online.

 

Foto: Reprodução/Kalamu.com

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.