NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Indicadores Ethos

Instituto realiza encontro com consultores para desenhar nova ação conjunta

27/04/2015

Compartilhar
O objetivo foi estreitar o relacionamento com profissionais que são disseminadores de conceitos e práticas de sustentabilidade nas empresas.       

No dia 23 de abril, o Instituto Ethos realizou em sua sede o I Encontro com Consultores, com o objetivo de estreitar o relacionamento com profissionais que, em seu trabalho de consultoria, atuam como disseminadores de conceitos e práticas de sustentabilidade, além de estruturar um fórum de consultores.

Nesse primeiro encontro, foram apresentados os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, nova geração dos Indicadores Ethos, ferramenta que apoia as empresas na incorporação da responsabilidade social empresarial (RSE) e da sustentabilidade em suas estratégias de negócios. Desde sua criação, em 2000, os Indicadores Ethos têm sido amplamente utilizados pelos consultores para diagnosticar e planejar a gestão da RSE/sustentabilidade de seus clientes e parceiros.

“Há bastante tempo queríamos realizar esse encontro com consultores, por já nos relacionarmos de forma pontual com eles. Entendemos que podemos ter um espaço próprio para tratar de desafios e oportunidades para trabalhos em conjunto. Como o Ethos considera importante criar propostas de forma participativa, esse encontro foi estabelecido para, em diálogo com os consultores, pensar num trabalho conjunto mais estruturado”, ressaltou Ana Lucia de Melo Custodio, coordenadora dos Indicadores Ethos.

Além de ter contato com os recursos da ferramenta, os participantes puderam dialogar sobre as oportunidades e expectativas no relacionamento com o Instituto Ethos e sobre o papel dos consultores como multiplicadores dos Indicadores Ethos.

Os consultores que estiveram no encontro foram convidados, conforme o interesse demonstrado, a participar das oficinas da nova geração dos Indicadores Ethos.

De acordo com um levantamento feito antes da reunião, os consultores têm perfis diferentes, o que reflete a multidisciplinaridade da temática, traz diversidade à discussão e, ao mesmo tempo, apresenta dilemas e desafios comuns para a sensibilização de seus clientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alguns deles já conheciam os Indicadores Ethos e buscavam atualizar-se no novo conteúdo, que foi lançado em 2013. Outros entraram em contato com a ferramenta pela primeira vez e, no encontro, puderam reconhecer seu potencial para os trabalhos que executam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Os Indicadores Ethos são ótimos parâmetros para empresas que pretendem fazer a gestão da RSE/sustentabilidade. É uma referência para autoconhecimento e planejamento por permitir ao usuário reconhecer o estágio em que sua empresa se encontra. Além de contar com a chancela do Ethos, a ferramenta foi construída de forma participativa e é constantemente renovada”, comentou Luciana Simões, da Arbor Socioambiental, ao representar um dos grupos formados para o diálogo.

Considerando-se a atual política de uso dos Indicadores Ethos (saiba mais aqui), pela qual o acesso ao sistema on-line é exclusivo para empresas associadas ao Instituto Ethos, discutiu-se sobre como os consultores podem ser mobilizadores do Ethos em diferentes regiões do país.

Como oportunidade advinda do relacionamento contínuo do instituto com os consultores, destacou-se a possibilidade de um feedback constante e mais próximo das empresas que utilizam suas ferramentas, permitindo que elas possam ser aprimoradas. Esse relacionamento possibilita ainda que os consultores se capacitem nos conhecimentos gerados pelo Ethos e ampliem sua disseminação.

O próximo encontro com consultores será realizado nos dias 22 e 23 de junho de 2015, em São Paulo, com o objetivo de capacitá-los sobre os Indicadores Ethos, alinhando conceitos e esclarecendo duvidas técnicas, a fim de formar multiplicadores da iniciativa. Essa capacitação habilitará os consultores a ingressar no fórum de consultores que está sendo criado.

Os profissionais interessados em participar dessa capacitação podem encaminhar uma mensagem para [email protected].

Para saber mais sobre os Indicadores Ethos, acesse www.ethos.org.br/indicadores.

Por Juliana Soares, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.