NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS SOCIAL

Iniciativa em Equidade de Raça e Gênero é tema de encontro no Ethos

23/02/2017

Compartilhar

Proposta está alinhada ao GT Direitos Humanos e Empresas do instituto

No último dia 15 foi realizada a primeira reunião do ano no GT Direitos Humanos e Empresas do Ethos e contou com a participação de convidados do CEERT, além de representantes de várias empresas. O CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades é parceiro do Ethos e apoiou a construção do Guia Temático Ethos-CEERT para Promoção da Equidade Racial dos Indicadores Ethos.

A tônica do encontro foi discutir os próximos passos da Coalizão Empresarial para Equidade de Raça e Gênero, focado em promover um ambiente com maior diversidade nas empresas. O primeiro momento do encontro foi dedicado a apresentar os objetivos da Coalização e contou com apresentações de Caio Magri, diretor presidente do Ethos e Daniel Teixeira, coordenador de projetos do CEERT. Em sua fala, Caio ressaltou as mudanças nas áreas de políticas públicas para esta agenda e apontou que a Coalização, ao promover um ambiente mais diverso, pode influenciar na retomada da discussão destas questões em outras áreas da sociedade. O papel desta iniciativa em ser um espaço em que as empresas possam fazer um esforço coletivo para acelerar a implantação de medidas de promoção da equidade de gênero e raça também foi destacado pelo diretor presidente do Ethos.

A não-diversidade nas empresas e como isso reflete a grande estratificação da nossa sociedade foram pontos abordados por Daniel Teixeira. “A questão da mulher negra é um ponto de especial atenção, pois ela se encaixa nas duas categorias e tem menos chances de alcançar um cargo de alta gestão que uma mulher branca. Estas diferenças devem ser levadas em consideração pelas empresas na hora de desenhar suas ações de gestão de pessoas”, aponta o coordenador de projetos do CEERT.

A segunda parte do encontro foi guiado por uma dinâmica em que os grupos discutiram dois temas: o papel da Coalização para as empresas e da análise da Carta Compromisso desta iniciativa. Na primeira rodada de discussão, surgiram temas como o papel de sensibilizar a alta gestão para a importância da temática equidade de gênero e raça; encontrar caminhos para a promoção da gestão em diversidade e estabelecer metas; ter um espaço de discussão e de trocas de experiências, entre outros.

A partir da análise da Carta Compromisso da Coalização, os grupos puderam contribuir para a melhoria dos pontos apresentados no documento e indicar caminhos para inclusão de novos termos a fim de tornar a carta mais completa. Entre os pontos sugeridos estão: a inclusão dos diferentes gêneros, focando na pluralidade e abrangendo outros grupos; a discussão de temas como a questão da maternidade e mercado de trabalho; o envolvimento dos homens nesta discussão e a questão da equidade salarial.

“Acredito que a reunião foi bastante proveitosa. Nas discussões, foi possível perceber que as empresas estão interessadas na equidade de raça e gênero e estão dispostas a encontrar caminhos para isso. A Coalização vem ao encontro desta demanda e vai além do simples diagnóstico da realidade, ela procura soluções em conjunto e de forma engajada”, apontou Daniel Teixeira, do CEERT.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.