AGENDA

Compartilhar

Itaú lança seu Programa de Compensação de Emissões de GEE

Data: 20/10/2015

Para participar, inscreva-se por meio do formulário disponível na página do Programa de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Itaú. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro de 2015.

O Itaú, maior banco privado da América Latina, lançou no último dia 2 de outubro um edital para seleção de projetos que tenham gerado e certificado créditos de carbono. O objetivo do programa é mitigar o impacto das operações do banco no meio ambiente, adquirindo reduções voluntárias de projetos alinhados com a visão e os valores do Itaú.

“Além de investir continuamente em projetos que reduzem nosso impacto ambiental, neste ano compensaremos nossas emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) dos últimos três anos (de 2012 a 2014), com créditos de carbono certificados de projetos que possuam cobenefícios socioambientais comprovados. Além disso, a partir do próximo ano, compensaremos também as emissões advindas do nosso novo data center, o Centro Tecnológico de Mogi Mirim, maior data center da América Latina, construído de acordo com os mais altos padrões de eficiência energética”, explica Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

O Itaú entende que o programa é uma forma de incentivar a prática contínua de ações que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade. Nesse sentido, o banco pretende adquirir parte dessas reduções voluntárias de empresas clientes.

Para participar basta se inscrever por meio do formulário disponível na página do Programa de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Itaú. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro de 2015. O edital é aberto para todas as empresas que queiram inscrever seus projetos localizados no Brasil.

Com esta ação, o banco reitera seu empenho em colaborar com as reduções globais de emissões de GEE, essenciais para o não aumento da temperatura da Terra em mais de 2 °C.

Novo posicionamento

A iniciativa integra uma série de ações que compõem o compromisso do banco com as mudanças climáticas e concentra esforços para diminuir voluntariamente as emissões de gases de efeito estufa. Nesse contexto, o compromisso abrange ainda as seguintes frentes:

  • Mitigação do impacto das operações;
  • Incorporação da análise do risco climático nos negócios;
  • Adaptação para o futuro.

“Um dos focos de atuação da nossa área de Sustentabilidade é voltado para riscos e oportunidades socioambientais. Por isso, buscamos oportunidades de negócios considerando as tendências de mercado, a cobertura geográfica de nossas operações e passando por temáticas como a escassez de recursos naturais e mudanças do clima”, conta Denise. “Temos como importante desafio, identificar, medir e gerir os riscos climáticos, riscos regulatórios e riscos reputacionais aos quais estamos expostos. Esses temas já fazem parte das tomadas de decisão no banco e estão permeando cada vez mais nossa agenda”, completa.

Há mais de oito anos, o Itaú quantifica suas emissões de gases de efeito estufa e investe em diversas iniciativas para reduzi-las. Nesse sentido, entre 2013 e 2014, os investimentos em eficiência energética e melhoria nos processos operacionais acarretaram a redução de 21% nas emissões diretas de GEE e a economia de 7,7 milhões de MWh no consumo de energia elétrica e de mais de 2 mil litros de água, bem como 17% menos resíduos enviados para aterros sanitários. Além disso, mais de 90% da energia elétrica utilizada nos centros administrativos do banco são originárias de fontes limpas de energia, como pequenas centrais hidrelétricas, biomassa ou eólica.

O Itaú é, atualmente, co-chair do Steering Committee da UNEP-FI e head da Latin America Task Force, além de ser signatário dos principais compromissos voluntários e presentes nos mais diversos fóruns, workshops e grupos de trabalho específicos voltados para o tema.

Para mais informações sobre a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do banco e seu Compromisso com as Mudanças Climáticas, acesso o site www.itau.com.br/sustentabilidade.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.