AGENDA

Compartilhar

Mesa-redonda da Coalizão Brasil: agropecuária

Data: 24/10/2016

Identificar os caminhos para suprir a carência de conhecimento do produtor rural sobre práticas da agropecuária de baixo carbono é o objetivo principal da mesa-redonda marcada para 24 de outubro, próxima segunda-feira, em Brasília (DF). Promovido pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, o evento conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e acontecerá em seu auditório, na Esplanada dos Ministérios.

A Coalizão Brasil tem um grupo de trabalho focado em agropecuária de baixo carbono (GT ABC), responsável pela organização da mesa-redonda. A programação incluirá: as políticas públicas necessárias, alcançando, inclusive, a agricultura familiar; exemplos de sucesso ligados a empresas que ajudam a fornecer assistência técnica no campo; possíveis sinergias entre os setores público e privado (com participação do BNDES); e qualidade da assistência disponível, bem como o preparo de agentes responsáveis por levá-la ao produtor rural. O encerramento ficará a cargo de João Campari, assessor especial do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

“Vários casos de sucesso demonstram a rentabilidade das técnicas de baixo carbono, virtuosas por reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE). O que falta agora é ampliar a assistência técnica ao produtor, o que passa por formação de mão de obra e inclui incentivos nos canais de financiamento”, explica Juliana Monti, coordenadora de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Em sua fase inicial, o retorno financeiro das práticas de baixo carbono é um pouco mais demorado na comparação com o modo convencional. “Porém, o custo da produção é diluído em técnicas como a integração lavoura-pecuária-floresta, por exemplo, além do que, o produtor ganha competitividade no médio prazo”, afirma Juliana. “No mercado internacional, a perspectiva é promissora, pois, cada vez mais, os grandes compradores exigem parâmetros de preservação ambiental”.

No campo, também há interesse manifesto por essa opção. “O que mais ouvimos dos produtores é que falta assistência técnica para avançar”, observa Marina Piatto, coordenadora da Iniciativa de Clima e Agropecuária do Imaflora. Na intenção de unir esforços para mudar esse cenário, o debate do dia 24 contará com membros do governo, representantes do setor privado e especialistas de organizações ambientais. “Precisamos dar escala à assistência técnica, difundir casos de sucesso, entender o lado do financiamento e, a partir daí, definir encaminhamentos e ações em conjunto”, assinala Marina.

Vale lembrar que a ampla adoção das práticas de baixa emissão é crucial para o Brasil cumprir seu compromisso no Acordo de Paris. Dentre outras metas, até 2030, o país prevê recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e implantar a integração lavoura-pecuária-floresta em outros 5 milhões de hectares.

 

SERVIÇO
O quê: Mesa-redonda “Assistência técnica, difusão de tecnologia e financiamento: caminhos para a consolidação da agropecuária de baixo carbono”
Quando: 24 de outubro 2016
Onde: Auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na Esplanada dos Ministérios, Bloco D, em Brasília (DF)
Horário: Das 13h às 18h
Inscrições: Pelo e-mail [email protected]

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.