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“Os CEOs precisam se sensibilizar para esta questão”

21/08/2017

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Presidente da Bayer participou de encontro da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

O primeiro encontro com todas as empresas signatárias da Coalização Empresarial para Equidade Racial e de Gênero aconteceu no último dia 15, na sede do Instituto Ethos e teve como mote principal a discussão acerca dos princípios de governança. O encontro contou com a participação de representantes das empresas que aderiram à inciativa e também de companhias interessadas em integrar o grupo. “As empresas que estão aqui podem construir um caminho acelerado de mudança do atual cenário das desigualdades de gênero e raça e sinalizar para o mercado, seus fornecedores e clientes que a inclusão e a promoção da diversidade são essenciais para um país mais justo e com menos desigualdade”, observou Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos, no início da reunião.

Cida Bento, do CEERT, abordou a necessidade de coletar os dados de gênero e de raça nos cadastros das empresas, com o objetivo de não neutralizar a real situação da diversidade no setor corporativo. A coalizão incentiva que as companhias sensibilizem seus funcionários sobre a importância desta informação e a utilizar este senso como ferramenta de detecção do real cenário das empresas, de forma que o mapeamento seja um motor de propulsão na mudança dos cenários.

Após apresentação inicial, o grupo discutiu princípios de governança da coalizão, entre eles, os critérios de adesão, as formas de avaliação dos compromissos assumidos, a sustentabilidade da iniciativa e os pontos focais de atuação. Além disso, o encontro permitiu aos participantes discutirem seus desafios na promoção da equidade de raça e gênero e propiciou a troca de experiências entre as iniciativas em andamento nas empresas.

Entre os pontos de alinhamento estão o incentivo a pequenas e médias empresas para que façam parte da coalizão, a começar pela cadeia de valor das organizações que já fazem parte, além da utilização dos indicadores para acompanhar a evolução dos compromissos assinados na carta de adesão, que prevê a utilização dos guias temáticos dos Indicadores Ethos.

Sobre os desafios da promoção da diversidade nas empresas foram citados a preparação do ambiente para o acolhimento da diversidade, a participação de negros e mulheres nos programas de inclusão e a sensibilização do quadro executivo, incluindo a alta liderança para a importância da temática. “Os CEOs das empresas é que precisam se atentar e sensibilizar para esta questão, eles precisam estar nesta sala discutindo estas questões. Têm a capacidade de priorizar estas demandas dentro das empresas e acelerar o processo de inclusão”, pontuou Theo van der Loo, da Bayer, que ficou conhecido pelo apoio à diversidade ao compartilhar o texto “Eu não entrevisto negros”.

Quanto aos pontos prioritários que a rede deve se atentar, os presentes indicaram a articulação com iniciativas que têm os mesmos objetivos, ou propósitos parecidos, em: promover debates sobre os vieses inconscientes no momento da contratação e na promoção de profissionais, a parceria com instituições de ensino, a sensibilização de lideranças brasileiras, além do compartilhamento de boas práticas.

O próximo encontro da Coalização Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, que ocorrerá ainda este ano, vai discutir o plano de trabalho e os caminhos a serem priorizados pelas empresas participantes.

Conheça a iniciativa aqui.

Para fazer a adesão voluntária, clique aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

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