AGENDA

Compartilhar

Participe do 2º Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

Data: 31/07/2015

 

Com inscrições abertas, a iniciativa reconhece e dá visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência.

As empresas públicas e privadas que contam com 100 ou mais funcionários e possuem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado de São Paulo têm a oportunidade de apresentar suas experiências de inclusão profissional de pessoas com deficiência ao se inscreverem no 2º Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.

Serão avaliados os seguintes aspectos do ambiente das empresas:

  • Promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência;
  • Igualdade de oportunidades;
  • Grau de sustentabilidade dos projetos;
  • Disponibilidade de recursos, materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social;
  • Autonomia e independência no ambiente de trabalho;
  • Respeito à legislação e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.

Para concorrer à premiação, as empresas deverão inscrever-se até 31 de julho de 2015 e responder os questionários até 31 de agosto de 2015. A cerimônia de premiação será realizada em 10 de dezembro de 2015. Para inscrever-se gratuitamente e obter mais informações, os interessados podem acessar o site http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br.

O prêmio tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência, ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com apoio do Instituto Ethos.

As empresas inscritas receberão três questionários. Após análise das informações fornecidas, serão definidos os vencedores, pelas comissões de Seleção e Julgadora. Os vencedores serão apresentados durante cerimônia de premiação em dezembro. As empresas finalistas terão suas práticas divulgadas na publicação As Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência – Práticas de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

O Brasil tem, hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são mais de 9 milhões. Ou seja, uma em cada cinco pessoas com deficiência no país está no Estado. O Censo do IBGE de 2010 identificou que 2,8 milhões de pessoas com deficiência têm ensino superior completo, incluindo mestrado e doutorado. Contudo, de acordo com levantamento realizado pela Fipe, 68,9% dos trabalhadores com deficiência sentem pouca ou nenhuma compatibilidade entre o cargo e sua escolaridade, comparado com 42,8% das pessoas sem deficiência, fator que motivou a criação do prêmio.

Nesse contexto, são extremamente relevantes as iniciativas para reconhecer e, principalmente, propagar as boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência em instituições de pequeno, médio e grande porte, ao estimular não apenas o cumprimento à legislação, mas também a eliminação de paradigmas e barreiras atitudinais, permitindo melhorar e ampliar as oportunidades profissionais para as pessoas com deficiência.

SERVIÇO
O quê:
2º Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência;
Mais informações e inscrições: Pelo site http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br, até 31 de julho de 2015.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.