NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Prêmio Abradee 2014 destaca gestão de distribuidoras de energia

22/07/2014

Compartilhar

A Elektro e a Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE) foram as vencedoras da 16ª edição do prêmio, tendo recebido o Abradee Nacional.   

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) entregou na última quinta-feira (17/7) o 16º Prêmio Abradee. A cerimônia de premiação, que aconteceu no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, contou com 22 empresas finalistas disputando o prêmio em 15 categorias.

Entre as empresas com até 500 mil unidades consumidoras espalhadas pelo Brasil, a Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE), de São Paulo, foi a vencedora em três categorias do prêmio: “Abradee Nacional”, “Responsabilidade Social” e “Avaliação pelo Cliente”. Já entre as empresas de distribuição ainda maior, a premiação máxima ficou com a Elektro, também de São Paulo, destacando-se nas categorias “Responsabilidade Social”, “Qualidade da Gestão” e “Gestão Operacional”. No grupo das distribuidoras de menor porte, o Prêmio Abradee de Gestão Operacional ficou com a CPFL Leste, do interior paulista. Outra empresa prestigiada no evento foi a Enersul, que ficou com o Prêmio Abradee Região Norte/Centro-Oeste.

Ao receber o prêmio, o presidente da Elektro, Márcio Fernandes, ressaltou que a conquista da empresa se deve à dedicação dos funcionários a cada dia. “A grande essência e o segredo do nosso sucesso estão representados por vocês”, disse em menção aos funcionários presentes no evento.

Os resultados foram obtidos por meio de uma pesquisa ampla e estruturada que avalia as 42 empresas associadas da Abradee, considerando a gestão econômico-financeira, as atividades pertinentes à responsabilidade social, a qualidade da gestão, a gestão operacional, a pesquisa de satisfação dos clientes e a evolução do desempenho.

As análises para se chegar aos resultados foram feitas por instituições independentes como o Instituto Inovare, a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Instituto Ethos, por meio dos Indicadores Ethos-Abradee. O objetivo foi o de apontar as melhores empresas em cada região do Brasil, bem como em cada um dos quesitos considerados na análise.

Entre as personalidades que participaram da cerimônia, estiveram: Caio Magri, diretor de Operações, Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos; Francisco Anuatti, consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe); Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); José Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Ludimila Calijorne, diretora de Pesquisas de Mercado do Instituto Innovare – Pesquisa de Mercado e Opinião; Luiz Barata, presidente do Conselho de Administração e superintendente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME); Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Nelson Fonseca, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee); e Romeu Rufino, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O presidente da Abradee destacou no discurso de abertura o aumento no índice de satisfação do consumidor divulgado na 16ª Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial, na última quarta-feira (16/7). Na ocasião, Leite parabenizou as distribuidoras pelo melhor resultado desde 1999 (início do levantamento) e pelo sucesso na Copa do Mundo. “Cabe destacar que, mesmo com as adversidades vividas pelas distribuidoras em 2013 e 2014, principalmente com a situação conjuntural do cenário hidrológico que elevou substancialmente as despesas com a compra de energia, os investimentos na melhoria da qualidade foram mantidos”, ressaltou Fonseca.

Já Márcio Zimmermann, representante do MME, afirmou que a premiação proposta pela Abradee é um dos eventos mais importantes do setor elétrico, por estimular as empresas a melhorar seus serviços e práticas e provocar uma “disputa” pela melhor qualidade. “Esta é uma competição saudável, que só traz melhorias. E eu espero que continue nos próximos anos”, ressaltou Zimmermann, que também destacou o sucesso do setor no Mundial da Fifa. “O Brasil recebeu um grande evento, que foi a Copa do Mundo, e o setor elétrico brasileiro deu uma demonstração de maturidade.”

Confira, a seguir, a lista das vencedoras em cada categoria.

Empresas com até 500 mil consumidores

–      Responsabilidade Social: Companhia Nacional de Energia Elétrica

–      Avaliação pelo Cliente: Companhia Nacional de Energia Elétrica

–      Gestão Operacional: CPFL Leste

–      Abradee Nacional: Companhia Nacional de Energia Elétrica

Empresas com mais de 500 mil consumidores

–      Abradee Nacional: Elektro

–      Região Sul: RGE

–      Regiões Norte/Centro-Oeste: Enersul

–      Região Nordeste: Energisa Paraíba

–      Responsabilidade Social: Elektro e Coelce

–      Qualidade da Gestão: Elektro

–      Avaliação pelo Cliente: Copel

–      Gestão Operacional: CPFL Paulista, CPFL Piratininga e Elektro

–      Gestão Econômico-Financeira: Cosern e CPFL Paulista

–      Evolução de Desempenho: Energisa Paraíba.

Foto: Moisés Carlos Tozze, diretor técnico comercial da CNEE, recebe o Prêmio Abradee de Responsabilidade Social das mãos de Caio Magri, diretor do Instituto Ethos.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.