AGENDA

Compartilhar

Prospectiva estratégica é tema de workshop em São Paulo

Data: 02/08/2014

No dia 2 de agosto de 2014, Rosa Alegria irá conduzir o workshop “O Futuro em Ação e a Reinvenção do Planejamento”, dedicado a gestores empresariais, profissionais de planejamento, gerentes de produto, pesquisadores de mercado, analistas de mercado, profissionais de marketing e comunicadores em geral além de agentes sociais e de desenvolvimento organizacional. A oficina ocorrerá no Espaço Gaia, na Vila Clementino, em São Paulo.

Num tempo em que tentar conhecer o futuro era exercício das ciências ocultas, Rosa Alegria inovou e se tornou Mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, EUA, e há 14 anos é ainda pioneira no Brasil em prospectiva estratégica, conceito inovador de planejamento.

“Prospectiva estratégica” vem do inglês “strategic foresight” – uma disciplina bastante nova, que teve base científica nos EUA, na década de 1960, e na Europa (França e Inglaterra), nos anos 1970, e hoje representa a vanguarda do planejamento estratégico aplicado a empresas, organizações estatais e até indivíduos que hoje estejam planejando seu próprio futuro.

É uma prática que possibilita ampliar o olhar sobre a realidade em três direções:

  • Longitudinal, com maior profundidade através de processos analíticos;
  • Latitudinal, com maior amplitude das dimensões econômica, tecnológica, ecológica, demográfica, cultural, social, tecnológica e política; e
  • Temporal, com maior extensão do tempo (além do tradicional curto e médio prazo, se estende até o longo prazo).

Numa época em que as pessoas perdiam muito tempo “olhando no retrovisor” e refletir sobre o futuro das organizações e das nações era exercício de ficção, Rosa inovou e se engajou no ano 2000 no Projeto Millennium, rede global de pesquisadores que estudam os 15 desafios globais, em que é representante do nodo brasileiro. E ajudou a fundar o Núcleo de Estudos do Futuro (NEF) da PUC-SP, do qual é vice-presidente. Além disso, adiantou as tendências, trazendo ao Brasil a plataforma multimídia Mercado Ético. E faz parte do Conselho Internacional da plataforma Ethical Markets, criada pela economista e futurista Hazel Henderson.

“No planejamento prospectivo também se utiliza o farol de milha, aquele que possibilita enxergar de antemão os perigos da estrada”, diz Rosa Alegria. “O futuro é mais prático do que podemos imaginar, porque é nele que residem as soluções, as ideias novas, e o tempo que nos resta para viver”, afirma.

SERVIÇO
O quê:
Workshop “O Futuro em Ação e a Reinvenção do Planejamento”;
Quando: 2 de agosto de 2014;
Local: Espaço Gaia;
Endereço: Rua Maysa Figueira Monjardim, 67, Vila Clementino, São Paulo (SP) – perto da Estação Santa Cruz do Metrô;
Mais informações: Pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 99974-4342;
Inscrições: Pelo link https://eventioz.com.br/e/o-futuro-em-acao-a-reinvencao-do-planejamento-sp/agenda.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.