AGENDA

Compartilhar

São Paulo realizará a 14ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas

Data: 22/09/2015

Com o tema “Água e Energia: Crise e Superação Sustentável”, o evento será realizado no dia 22 de setembro de 2015, na sede da APCD, em Santana.

Há 14 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem o objetivo de intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade – ambiental, econômico e social – e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), proponente e presidente da conferência.

Gratuito, o evento reuniu, na primeira edição, em 2002, apenas 350 pessoas e seis parceiros. Em 2014, foram mais de 3.000 participantes e 350 parceiros.

Com o tema “Água e Energia: Crise e Superação Sustentável”, o evento será aberto por uma mesa diretora em que autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade.

A palestra magna, que será ministrada por Marina Silva, ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente, e os dois painéis contarão com a presença de especialistas da iniciativa privada, do governo, da universidade e do terceiro setor.

“O Brasil enfrenta crise hídrica e energética simultaneamente e com dimensões dramáticas. Desde o verão 2013/14, uma escassez de chuvas sem precedentes no Centro-Sul ameaça o abastecimento de muitas cidades, incluindo o desta metrópole de 11 milhões de habitantes. Por outro lado, 80% da matriz de eletricidade tem fonte hidráulica e o nível das represas vem caindo de forma acentuada. Assim este tema se impõe para esta 14ª Conferência, ainda mais considerando que a baixa pluviosidade tem entre suas causas principais as mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia”, comenta Gilberto Natalini.

Estes desafios de enfrentamento da crise na perspectiva de curto prazo, mas também de longo prazo, serão abordados no evento em duas mesas com grandes especialistas.

“Desses eventos, já saíram leis importantes para a cidade de São Paulo, como é o caso da Lei de Água de Reúso, que já economizou bilhões de litros de água potável na metrópole”, completa o proponente do evento.

Cenário de iniciativas sustentáveis

Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos.

Durante o evento, será realizada a solenidade de entrega do Prêmio Responsabilidade Ambiental 2015. Na ocasião serão premiados a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (Abes-SP), a Fundação O Boticário e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento
Café de boas-vindas
Visita à área de exposição

9h00 – Mesa de Abertura
Com o vereador Gilberto Natalini (PV), proponente e presidente da Conferência P+L e Mudanças Climáticas e autoridades convidadas

10h00 – Palestra Magna: “Os desafios para o desenvolvimento sustentável no Brasil”
Por Marina Silva, ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente, com participação do público

12h00 – Solenidade de Entrega do Prêmio Responsabilidade Ambiental 2015

13h30 – Mesa 1 – “Água: os Desafios e Aprendizados para Preservação Deste Recurso Natural”
Discutindo soluções de curto e longo prazo na perspectiva do uso racional, reúso e proteção de mananciais, com participação do público

15h30 – Mesa 2 – “Energia: Fontes Renováveis e a Matriz Energética Brasileira”
Tratando das oportunidades de desenvolver a eficiência energética e uma matriz limpa e renovável, com participação do público

17h00 – Apresentação Carta Compromisso
Encerramento

SERVIÇO
O quê:
14ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas;
Quando: 22 de setembro de 2015, das 8h30 às 17h00;
Local: Sede da APCD;
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana, São Paulo (SP);
Mais informações e inscrições: Pelo e-mail http://anggulo.com.br/p+l/

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.