NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Unimeds compartilham experiências em webinar

24/05/2017

Compartilhar

Encontro terá ainda participação de representantes do programa Cadeia de Valor do Ethos

Nesta quinta-feira, 25 de maio, a partir das 10 horas acontece o primeiro webinar do 2º Ciclo do Programa de Integridade das Cooperativas Unimed, cujo tema será: “Código de Conduta, compartilhando práticas”. Um momento onde o Ethos abordará questões como o código de ética e a importância da implantação e manutenção de um programa de compliance.

Além disso, as Unimeds Araraquara, Belo Horizonte e Porto Alegre irão compartilhar as experiências e aprendizados quanto às boas práticas em cada um dos programas implantados.

Este webinar é aberto a todo o sistema Unimed e acontecerá na Unimed Brasil através de sistema próprio de vídeo conferência.

Dentre os cases que serão relatados no encontro destaca-se o investimento no código de conduta feito pela Unimed Araraquara, que tem investido fortemente em treinamento. Durante todo o ano de 2016 todas as unidades da cooperativa foram capacitadas para conhecimento do código de conduta, do comitê de conduta e de como realizar as manifestações.

Para a Unimed Araraquara, a adoção e gestão do Código de Conduta contribui para o fortalecimento do relacionamento com seus principais públicos (cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, meio ambiente e sociedade em geral) e consolida cada vez mais sua conduta ética.

“A Unimed Araraquara acredita que todos os membros devem ser exemplo de conduta ética e de compromisso com as normas e diretrizes do código, possuir características conciliadoras e atitudes de imparcialidade para o encontro de soluções justas e nunca terem sofrido punição administrativa, como advertências ou suspenções. Todos os integrantes assinam um termo de sigilo, comprometendo-se com a apuração imparcial e sigilosa dos fatos apresentados”, destaca a unidade, que também realizou contato com toda a cadeia de fornecedores para apresentar o Código de Conduta e solicitar a leitura e confirmação de ciência do mesmo.

Já na Unimed Belo Horizonte a revisão do código de conduta é um dos pontos altos a ser divulgado durante o webinar. O código desta unidade passou por este procedimento devido a necessidade de atualização para contemplar questões internas próprias da cultura da cooperativa e aspectos da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13) e do Decreto 8.420/15. Após a revisão do código, foi elaborado um novo curso online com foco nos colaboradores e um vídeo educativo para os cooperados com as novas diretrizes.

A comunicação realizada pela Unimed Belo Horizonte, no que se refere a esta revisão e formato de envolvimento dos colaboradores são um diferencial adotado pela empresa. Tendo como base as boas práticas de responsabilidade ambiental, o código está disponível em meio eletrônico e pode ser baixado no Portal Corporativo, na Intranet, no Portal do Cooperado e no Site do Prestador. A partir de então, é feito o monitoramento periódico, com reporte para a liderança, do status de realização do curso pelos colaboradores. Além do envio das informações por e-mail às lideranças, todos os dados são disponibilizados no Painel de Integridade Corporativa.

“O objetivo é manter todos colaboradores alinhados às diretrizes do Código de Conduta e Relacionamento tão logo passem a compor o corpo de colaboradores da Cooperativa”, destaca a Unimed Belo Horizonte.

Na Unimed Porto Alegre, com o objetivo de fortalecer o tema de Ética e Anticorrupção dentro da organização, a posta foi em renovar a formatação do Programa de Integridade com base na lei brasileira anticorrupção e referências internacionais de melhores práticas de governança corporativa e realizando benchmarking no Sistema Unimed e outras empresas. 

Para que a cultura fosse enraizada dentro da companhia, foram definidos alguns objetivos: revisão orgânica e participativa do código de conduta (existente desde 2012), ampliação do canal de denúncias para os públicos cooperados e fornecedores, mapeamento dos principais riscos para nortear o programa de compliance, geração de conhecimento sobre a temática com enfoque na saúde suplementar para o Sistema Unimed e desenvolvimento de plano de comunicação e treinamento anual.

“Atualmente, o programa é referência para participação e apresentação em eventos de gestão, seminários jurídicos e de compartilhamento de práticas”, observa a Unimed de Porto Alegre.

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.