Instituto Ethos

Compartilhar

Campanha “Um Dia Patrus para Provar”

Eixo temático

• Público Interno

• Cadeia de Valor

• Comunidade e Sociedade

 

Data de início

2008

 

Principal objetivo da prática

Promover o voluntariado corporativo através de ações sociais, visando estimular a solidariedade e apoiar instituições na comunidade do entorno da Patrus Transportes por meio da Associação Instituto Marum Patrus (Imap), em consonância com os conceitos de responsabilidade social empresarial.

 

Motivação

A Patrus Transportes, empresa patrocinadora da Associação Instituto Marum Patrus (Imap), tem entre seus princípios “valorizar as relações humanas” e “ser sustentável”. O IMAP, por sua vez, tem como missão (estabelecida em 2008) “investir na promoção humana, disseminando conhecimentos, valores e atitudes solidárias, criando uma rede de ações permanentes com a participação de todas as unidades, localizadas nas diversas regiões do país onde a empresa atua”.

 

Descrição da prática

A campanha anual Um Dia Patrus para Provar convida todos os colaboradores da empresa, em todas as unidades da Patrus Transportes (atualmente são 67), a realizar uma ação social em alguma instituição de assistência, ONG, comunidade ou família carente, atuando como voluntários de uma equipe social formada especificamente para essa finalidade.

Cada equipe conta com um líder social, escolhido entre os voluntários, responsável pela coordenação e prestação de contas da ação promovida seja numa instituição reconhecida pela seriedade do trabalho realizado, seja em uma comunidade ou família carente. As necessidades do público a ser beneficiado são levantadas previamente, em uma visita feita pela equipe, para definir a natureza da atividade a ser executada no dia da campanha, chamado de Dia D. Entre outras ações possíveis de realizar, destacam-se:

  • Doação de materiais – alimentos, artigos de cama, mesa e banho, itens de limpeza e higiene pessoal, brinquedos, roupas, calçados etc.;
  • Serviços de estrutura – limpeza, pequenos consertos (vazamento de água e fiação elétrica, por exemplo), doações de móveis e de materiais para reformas ou pinturas etc.;
  • Recreação – rua de lazer, prática de esporte, teatro, oficina de fantoches, show de palhaços, brincadeiras, canto, dança, seresta, leitura, contação de histórias, cinema etc.;
  • Educação – palestras sobre temas como saúde, segurança, alimentação, meio ambiente, cidadania etc.;
  • Atenção e cuidados – diálogo com os assistidos, trato pessoal (corte de cabelo e barba, manicure, ajuda no banho) etc.

As equipes buscam empresas parceiras que queiram apoiar a iniciativa, patrocinando alguma doação ou empréstimo, arrecadam recursos (através da venda de produtos alimentícios aos colegas de trabalho, por exemplo).

A Unidade da Patrus é o ponto de encontro da equipe, ou das equipes (no caso de Unidades maiores), em dia e horário definidos pelo líder e pelos voluntários, sob a coordenação do Imap. Todos vestem a camiseta da campanha e os veículos para a entrega das doações são enfeitados com faixa (ou cartaz) e balões nas cores azul, branco e vermelho, para chamar atenção para a causa. Cada instituição ou comunidade recebe uma lembrança entregue pelo líder social ao responsável local, com registro fotográfico ou audiovisual do momento, para marcar a campanha Um Dia Patrus para Provar.

O programa normalmente ocorre entre os meses de julho e setembro de cada ano. A Equipe do Imap é responsável por acompanhar sua realização em todas as Unidades e consolidar os dados finais.

 

Parcerias

Clientes, fornecedores, padarias, supermercados, bandas de música, artistas de teatro/circenses podem contribuir com doações (de todo tipo de material), empréstimos (de brinquedos, de fantasias etc.), apresentações musicais, peças teatrais, espetáculo circense etc.

Os personagens Soli & Dariedade, representados por dois colaboradores da Patrus Transportes, divulgam os programas socioambientais do Imap e realizam campanhas diversas de maneira lúdica e interativa, utilizando a linguagem mais adequada para cada público.

 

Investimento

Os valores variam de acordo com cada ação realizada, investidos em itens como:

  • camisetas do Um Dia Patrus para Provar, utilizados pelos líderes sociais e voluntários;
  • lembranças para marcar a edição do programa em cada ação promovida;
  • blog para o líder social efetuar o cadastro de todas as informações referentes à realização do programa;
  • cartas de agradecimento aos líderes sociais, voluntários e empresas parceiras;
  • vídeo institucional da edição anual do programa e divulgação dos resultados nas mídias impressas e na web, feito pelo departamento de Comunicação do Imap. As equipes sociais providenciam:
  • veículos para transporte das doações, se houver;
  • veículos para deslocamento dos voluntários até o local a ser beneficiado;
  • faixas ou cartazes para posicionamento no local a ser beneficiado;
  • balões e decoração para enfeitar as entidades beneficiadas;
  • lanche para o dia da ação;
  • filmagens e fotografias de todos os momentos do evento;
  • recursos específicos de acordo com a ação escolhida.

 

Ferramentas de gestão

De 2008 a 2011, os resultados da campanha foram reportados por planilhas preenchidas pelo líder social de cada equipe. Em 2012 e 2013, as informações foram publicadas no blog criado especificamente para o programa, tais como:

  • dados das instituições ou das pessoas beneficiadas, em caso de comunidade e família carente, com o diagnósticos de suas necessidades para embasar a atividade da equipe social;
  • dados das empresas parceiras e sua contribuição;
  • controle das doações obtidas e das doações/atividades realizadas;
  • nome, contato e tempo de dedicação dos voluntários;
  • termo de autorização de uso de imagem e voz de das pessoas presentes no dia da campanha, para permitir a divulgação em vídeos e sites.

A divulgação do programa é feita por meio de vídeos institucionais e consta do Relatório de Sustentabilidade da Patrus Transportes.

 

Resultados e benefícios

Em 2012:

  • 39 equipes sociais;
  • 35 unidades participantes;
  • 52 líderes sociais;
  • 823 voluntários;
  • 3.937 horas voluntárias cadastradas;
  • 187 parceiros;
  • 67 instituições visitadas;
  • 6.308 pessoas beneficiadas;
  • 35,7 toneladas de itens arrecadados e doados;
  • 66 doações de sangue.

 

Em 2013:

  • Equipes: 34
  • Líderes Sociais: 54
  • Unidades participantes: 32
  • Voluntários: 455
  • Instituições beneficiadas: 54
  • Pessoas beneficiadas: 1.709
  • Parceiros: 92
  • Horas Voluntárias: 2.703
  • Doações de sangue: 16 (11 em DIQ e 5 em VIX)
  • Quantidade de Arrecadações: 5.723 quilos

 

Contato

Nome: Clores Juliana Barros de Souza

E-mail: clores@patrus.com.br

 

Dados da empresa

Nome: Associação Instituto Marum Patrus (Imap)

Setor: Organização não governamental

Porte: Pequeno

Localização: Minas Gerais

Website: www.patrus.com.br

 

CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.