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Implantação e Manutenção da Norma SA8000 – Responsabilidade Social

Eixo temático

• Direitos Humanos

• Público Interno

• Cadeia de Valor

• Relacionamento com as Partes Interessadas

 

Data de início

Dezembro de 2011

 

Principal objetivo da prática

Aprimorar as condições de trabalho e assegurar o cumprimento dos direitos dos colaboradores diretos, indiretos e em toda a sua cadeia produtiva – empresas subcontratadas, fornecedores, subfornecedores. A gestão da unidade é embasada no respeito em suas relações com as pessoas, não utilizando nem apoiando trabalho forçado e infantil, práticas discriminatórias ou abusivas e cumprindo as leis nacionais e internacionais aplicáveis.

 

Motivação

O tema da responsabilidade social visando assegurar o correto cumprimento de direitos trabalhistas tanto para funcionários quanto para terceirizados começou a ser tratado, ainda de forma despretensiosa, em julho de 2010, quando foi realizado o primeiro diagnóstico social na empresa, com base na Social Accountability 8000, ou Norma SA8000.

Nessa avaliação, foram encontradas algumas lacunas e, com a finalidade exclusiva de saná-las, a empresa constituiu uma equipe multidisciplinar e definiu um plano de ação efetivo, com reuniões periódicas de acompanhamento.

Os avanços alcançados foram tão positivos para toda a gestão que a BP – Unidade Tropical optou por requerer, em outubro de 2011, a certificação da Norma SA8000, obtida dois meses depois, pela certificadora Lloyd’s Register.

A SA8000 abrange temas relativos aos direitos humanos, como trabalho infantil, trabalho escravo, saúde e segurança do trabalhador, liberdade de associação e negociação coletiva, práticas disciplinares, remuneração, discriminação e sistema de gestão.

 

Descrição da prática

Desde o primeiro diagnóstico social, em julho de 2010, a empresa vem promovendo uma série de ações para sistematizar e consolidar suas práticas de gestão das relações de trabalho:

• Elaboração da Política da SA8000 – Responsabilidade Social da BP Biocombustíveis – Unidade Tropical, que fornece diretrizes para a organização em relação ao tema;

• Distribuição de cerca de 7 mil cartilhas com conteúdos explicativos sobre os requisitos da SA8000 e SA7000 e calendários de bolso com a Política de Responsabilidade Social;

• Treinamento de 100% dos funcionários próprios e treinamento de terceiros;

• Comunicação das ações desenvolvidas aos demais stakeholders;

• Implantação de um canal de comunicação – Caixas de Sugestões e Denúncias – para que funcionários e terceiros relatem quaisquer aperfeiçoamentos ou infrações relacionadas aos requisitos da SA8000;

• Eleição direta e livre de três representantes dos trabalhadores, em nível não gerencial, das áreas agrícola, industrial e administrativa, para atuarem como facilitadores na comunicação com a direção da empresa;

• Formação de auditores internos na Norma SA8000 e treinamentos específicos para esse grupo de funcionários de diversas áreas da empresa;

• Elaboração de procedimentos e mecanismos de auditoria para os fornecedores, a fim de conscientizá-los e garantir que os requisitos da SA8000 sejam atendidos.

 

Parcerias

As principais parcerias são com empresas terceiras e fornecedores de cana-de-açúcar, que contribuem ativamente para o atendimento dos requisitos da SA8000 e facilitam a participação de seus funcionários nos treinamentos e palestras de conscientização realizados pela BP — Unidade Tropical.

 

Investimento

Aproximadamente 350 mil reais, em treinamentos, consultorias e auditorias no processo de certificação.

 

Ferramentas de gestão

• Indicadores de desempenho, para monitorar a evolução da certificação, como Qualificação de Serviços Terceirizados, Treinamentos Realizados, RIF de transportes (números de acidentes/ km rodados); RIF (Acidentes Reportáveis/ Horas Homens Trabalhadas) e Número de Relatos de Quase Acidentes;

•  Mensalmente é reportada à alta direção o relatório da abertura da caixa de sugestões e denúncias, identificando os itens mais denunciados e qual área, para tomada de decisão.

•  Semestralmente, há auditorias internas (dos próprios colaboradores);

•  Para garantir a continuidade da certificação, válida por três anos, são realizadas auditorias externas semestrais e obrigatórias, pelo organismo certificador.

 

Resultados e benefícios

Inicialmente, foram beneficiados cerca de 2 mil funcionários (próprios e terceiros).

 

Contato

Nome: Raphaella Andrade

E-mail: raphella.andrade@bp.com

 

Dados da empresa

Nome: BP Biocombustíveis

Setor: Açúcar, etanol e bioeletricidade

Porte: Grande

Localização:Goiás e Minas Gerais

Website: www.bp.com

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