Instituto Ethos

Compartilhar

Programa Parcerias para Sustentabilidade

Eixo temático

• Relacionamento com as partes interessadas

• Cadeia de valor

 

Principal objetivo da prática

O Programa Parcerias para Sustentabilidade (PPS) tem como objetivo integrar a visão de sustentabilidade da Camargo Corrêa na sua relação com fornecedores, capacitando-os para o atendimento de critérios socioambientais compatíveis comas exigências do Grupo e fortalecendo-os para que se tornem empresas mais sustentáveis e competitivas.

 

Descrição da prática

O programa consiste em doze encontros de um dia ao longo de dezoito meses, abordando temas como Missão, Visão e Valores; Código de Conduta; Planejamento Estratégico; Gestão de Relacionamento com Stakeholders; Análise do negócio sob a ótica da Sustentabilidade/Sistema de Homologação; Ferramentas de Gestão da Responsabilidade Social Corporativa; Estratégia de RSC e o Negócio; Gestão Ambiental; Saúde e Segurança do Trabalho; Relatório de Sustentabilidade da CC; ICC e Programa Na Mão Certa. O último encontro é uma mesa com os diretores da construtora. Além dos encontros, cada empresa tem direito a uma consultoria individual, com atendimentos a distância e presencial. Os participantes são empresas fornecedoras estratégicas da Camargo Corrêa que estabeleçam ou tenham potencial de estabelecer uma relação de longo prazo com o Grupo, cujo serviço ou produto oferecido tenha valor estratégico. O programa é gratuito para os fornecedores. No início, a Camargo Corrêa era empresa-âncora do Tear (do Instituto Ethos e BID). Daí surgiu o Programa Parcerias, uma adaptação para atender às necessidades da Camargo Corrêa com relação aos seus fornecedores estratégicos que precisam de apoio para serem sustentáveis ou reciclarem sua forma de lidar com sustentabilidade.

O programa é uma prática proativa e transformadora por antecipar a exigência de que os fornecedores sigam diretrizes de sustentabilidade para que possam trabalhar com o Grupo. Isso se deve à necessidade de qualificação e avaliação (em implementação) dos fornecedores, em que os pontos da sustentabilidade são imprescindíveis para o fornecedor trabalhar com a CCCC. O programa trabalha para tentar garantir que os fornecedores estratégicos já estejam preparados para essa nova realidade, e é uma prática voltada para fora da empresa, uma vez que o programa tem foco nos fornecedores, dando ferramentas para que possam ser sustentáveis. Isso é importante para garantir a sustentabilidade da Camargo Corrêa, já que a empresa precisa que seus fornecedores compartilhem dos mesmos princípios. Essa é a base do desenvolvimento sustentável: não apenas a empresa, mas toda a sua cadeia de valor compartilhar dos mesmos preceitos.

O Programa consiste não apenas em palestras sobre os três pilares da sustentabilidade, mas na troca de experiências entre os fornecedores, sobre como eles podem absorver o conteúdo na realidade da sua empresa. São dadas tarefas a cada programa para fixar o conteúdo ministrado, e há também um consultor disponível para sanar dúvidas e acompanhar os participantes entre os encontros. Para incentivar uma participação mais ativa no programa, os fornecedores são avaliados quanto à participação e à evolução da implantação das práticas de sustentabilidade. Além disso, como parte do desenvolvimento sustentável, também se leva em conta nessa avaliação se o fornecedor consegue expandir esse conhecimento dentro da sua cadeia de valor. Ao propagar a prática não apenas dentro da empresa, mas junto a seus fornecedores, o PPS fortalece a imagem da empresa como comprometida com a sustentabilidade. Uma característica importante é que o Programa pode ser aplicado a qualquer fornecedor da Camargo Corrêa, uma vez que a profundidade dos conteúdos pode mudar de acordo com a necessidade de cada grupo.

No primeiro grupo, houve a dificuldade de conseguir empresas que estivessem no mesmo estágio de desenvolvimento e interessadas em se aprimorar na sustentabilidade. Isso aconteceu porque os fornecedores esperavam que o programa auxiliasse a conseguir acordos comerciais, e não apenas a se desenvolver no tema, até porque o conceito de sustentabilidade não era claro para elas. Após os primeiros encontros, reforçaram-se o conceito e o foco do programa para a construtora. Esse ponto passou a ser bem explicitado no convite feito para as empresas quando da formação dos outros grupos.

Outro ponto a ser superado era a divulgação do programa dentro da Camargo Corrêa, uma vez que os fornecedores não percebiam o reconhecimento das obras pela sua paricipação nos encontros. Tendo isso em vista, e também para garantir um bom desempenho dos participantes, desenvolveu-se uma avaliação individual dos fornecedores para verificar em que estágio estava a implementação do conteúdo no dia a dia das empresas. A avaliação gerou um ranking dos participantes. Sempre que atualizado, esse ranking foi divulgado para os diretores, superintendentes e gerentes comercias e administrativos das obras.

Outra dificuldade era conseguir que as empresas implementassem as práticas apresentadas, uma vez que o participante dos encontros nem sempre tinha autonomia ou entendimento do que o Programa poderia trazer de benefícios para incentivar a implementação dentro da empresa. Assim, o primeiro grupo demonstrou que o participante deve ser um representante legal ou alguém com boa proximidade com a diretoria, pois tomaria algumas decisões e alinharia assuntos para mudanças dentro da empresa para poder implementar os conceitos abordados nos encontros. Atualmente, o programa está no segundo grupo e o terceiro já está em formação. Cada grupo é formado por fornecedores estratégicos de uma determinada diretoria. O grupo 1 é formado por fornecedores da diretoria de energia, e o grupo 2, por fornecedores da diretoria de Óleo e Gás. O terceiro grupo, em formação, é composto por fornecedores da diretoria de Construções Industriais. Juntando os grupos 1 e 2, são 53 empresas participantes.

 

Investimento

Para realização do PPS foi necessária a contratação de dois consultores, um para ministrar os encontros e outro para acompanhar as empresas. Todos os encontros têm um tema definido, e algum funcionário do Grupo é responsável por determinar como esse assunto é abordado.

 

Resultados e benefícios

O desenvolvimento sustentável não depende apenas da construtora, mas também de que a sua cadeia de valor passe a ser comprometida com a sustentabilidade. O programa atua em busca desse objetivo proativamente, sensibilizando os fornecedores estratégicos para que possam se aperfeiçoar nesse sentido. Alguns exemplos concretos de mudanças:

1. As novas instalações da Nord Electric (fornecedor da área elétrica industrial) foram concebidas como um prédio modelo em ecoeficiência. A edificação reúne uma mistura de recursos afins, como uma sala para separação e destinação de resíduos, luminárias de led, tratamento natural de esgoto, telhado branco para refletir os raios solares que causam aquecimento e coleta de água de chuva, entre outras medidas.

2. A Somafer (fornecedor de venda e distribuição de produtos siderúrgicos) incluiu uma nova etapa no seu processo de produção para poder controlar os resíduos resultantes. Antes do programa, essa etapa era realizada por terceiros.

3. A Rudloff (fornecedor de concreto protendido e usinagem mecânica) criou o departamento de sustentabilidade – uma mudança em sua estrutura organizacional.

4. A Progeo (fornecedor de engenharia geotécnica e concreto projetado) criou uma revista de RH para inteirar os funcionários sobre os assuntos da empresa.

O programa mostra aos fornecedores da Camargo Corrêa a importância dada pela empresa ao desenvolvimento sustentável, ao lhes prover um programa gratuito para o seu desenvolvimento. Além disso, o Parcerias para Sustentabilidade tem sido utilizado como benchmark em outra em empresa do Grupo, a Usiminas, que quer desenvolverum programa similar.

 

Contato

Nome: Fábio Lavezo

E-mail: sustentabilidade@camargocorrea.com

 

Dados da empresa

Nome: Construções e Comercio Camargo Correa S/A

Setor: Construção

Porte: Grande

Localização: Estado de São Paulo

Website: www.camargocorrea.com.br

 

 

CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.