Instituto Ethos

Compartilhar

Adesão da BR Distribuidora ao Programa Na Mão Certa

Eixo temático

• Relacionamento com as partes interessadas

• Cadeia de valor

•Comunidade e sociedade

• Direitos Humanos

 

Principal objetivo da prática

Enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes

 

Motivação

A Secretaria Especial de Direitos Humanos identificou que a exploração sexual de crianças e adolescentes acontece principalmente nos municípios do interior do país, onde há mais de 1.820 pontos mapeados pela Polícia Rodoviária Federal, e os caminhoneiros são os principais usuários. A Petrobras (BR) é o principal fornecedor da Camargo Corrêa, com faturamento anual de aproximadamente R$ 120 milhões. A área de Suprimentos Corporativo consolidou e centralizou a compra de combustíveis não só da construtora, mas também de todas as empresas do Grupo, com benefícios expressivos, tanto econômicos quanto de eficiência e qualidade. A Petrobras (BR) possui mais de 3 mil transportadoras credenciadas para distribuição de combustíveis de suas bases de atendimento para seus distribuidores e clientes diretos em todo o Brasil, totalizando uma das maiores frotas brasileiras em atividade pelo território nacional. No mês de junho de 2012, foi negociado com a Petrobras (BR) a renovação do contrato corporativo de fornecimento de derivados de petróleo para o Grupo Camargo Corrêa, e um dos pontos de melhoria discutidos foi a adesão da Petrobras (BR) ao Programa na Mão Certa. Com isso, cria-se valor à sociedade a par+r da visão de cadeia de fornecimento e do relacionamento de parceira criado com a Petrobras (BR).

 

Descrição da prática

As empresas, ao aderirem ao pacto do Programa Na Mão Certa, se comprometem a: melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro; participar continuamente de campanhas para enfrentar a exploração sexual; estabelecer relações comerciais com fornecedores que estejam comprometidos com o enfrentamento da exploração sexual; incentivar seus funcionários e colaboradores a participarem de ações para erradicação do problema; apoiar projetos de reintegração social de crianças e adolescentes; e monitorar os resultados de suas ações. Nas negociações com a Petrobras, o Instituto WCF (World Childhood Foundation) foi convidado, cuja acionista Rosana Camargo, como presidente no Brasil, apresentou o programa à empresa, que foi sensibilizada sobre todos os benefícios sociais que essa parceria poderia trazer ao Brasil.

O primeiro passo foi apresentar o Programa Na Mão Certa para a Diretoria da BR Distribuidora, e após várias reuniões de entendimento, houve uma reunião entre a área de Relações Institucionais da BR Distribuidora, as áreas de Relações Institucionais e de Suprimentos Corporativo da Camargo Corrêa e a Childhood Brasil para formalizar a adesão ao programa.

O principal desafio foi sensibilizar nosso fornecedor da importância de participar de um projeto como esse, que envolve a maior frota em atuação pelo país, e do papel das grandes corporações de serem protagonistas na busca soluções para o problema da exploração sexual infantil. A prática atualmente está implantada, e as ações de divulgação e conscientização já tiveram início.

 

Parcerias

Além das pessoas do Suprimentos Corporativo da construtora, requereu-se o apoio da área de Relações Institucionais e da Childhood Brasil, que fez toda a apresentação do programa à BR, sanou dúvidas e esteve sempre presente durante todo o processo.

 

Ferramentas de gestão

Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, site: www.namaocerta.org.br

 

Resultados e benefícios

A Petrobras (BR) possui em seu vendor list a maior frota do Brasil. Serão mais de 3 mil transportadores transitando por todo o território nacional, envolvidos e sensibilizados por treinamentos sobre como participar do movimento de enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil, recebendo material informativo com dicas de como denunciar e colaborar com o programa em seus 6 mil postos de distribuição de combustível. Além disso, atua-se na mitigação de risco de envolvimento com transportadores e motoristas que violam o direito das crianças e adolescentes com a prática da exploração sexual infantil.

A prática melhorou o desempenho econômico da empresa por meio da parceria estratégica com o maior fornecedor da construtora, entendendo que o processo de aquisição vai muito além da oferta de preços competitivos, mas passa também por qualidade, capacidade de atendimento e entendimento dos valores que norteiam o Grupo Camargo Corrêa.

 

Contato

Nome: Fábio Lavezo

E-mail: sustentabilidade@camargocorrea.com

 

Dados da empresa

Nome: Construções e Comercio Camargo Correa S/A

Setor: Construção

Porte: Grande

Localização: Estado de São Paulo

Website: www.camargocorrea.com.br

CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.