Conferência Ethos

Compartilhar

Conferência Ethos

Realizada anualmente desde 1999, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Os primeiros dez anos foram marcados pela compreensão do tema da responsabilidade social e da sustentabilidade, bem como pelo papel de convocação para compromissos voluntários. Consequentemente, as conferências desse período refletiram essas preocupações, que ocorriam paralelamente ao engajamento das empresas em um movimento que promoveu profundas mudanças em seus padrões de gestão e de tomada de decisão.

O segundo momento da Conferência Ethos foi fundamental para a consolidação de propostas para uma nova economia. O reconhecimento dos limites do movimento de RSE, refletidos na dificuldade em mudar os valores de mercado, levou o Instituto Ethos, as empresas e a sociedade a uma profunda reflexão que resultou na elaboração de uma nova estratégia. Uma plataforma foi então desenhada para guiar os esforços em tornar a economia inclusiva, verde e responsável.

Em 2013, para a realização de sua 15ª edição, novos cenários foram explorados. Evidenciou-se a necessidade do desenvolvimento de novas modelagens de negócios, que tivessem velocidade e escala capazes de gerar vantagens competitivas às empresas. A melhor forma de pôr em prática o novo modelo foi aliar a teoria a análises de casos e modelos de negócios por meio de ricas discussões sobre modelagem, riscos, integração das dimensões socioambientais, contabilidade e transnacionalização de empresas, entre outros temas.

A estreia da Conferência Ethos 360°, em 2014, realizou-se num espaço circular, aberto, com mais de 50 atividades, entre debates e palestras simultâneas, quase 120 palestrantes e mais de 1.100 participantes. Essa edição conseguiu entusiasmar os executivos presentes, retomando a trajetória de inovação da organização, que se tornou referência em gestão empresarial para a sustentabilidade, oferecendo novos olhares e propondo compromissos que servem como alicerces na consolidação de uma economia mais sustentável.

Sempre inovadora, a Conferência Ethos evidencia nosso papel de articuladores e promotores do diálogo entre empresas, entidades empresariais, organizações da sociedade civil, governo e academia para discutir as mais relevantes tendências nacionais e globais do desenvolvimento sustentável, aplicando-as à realidade das organizações.

Objetivos da Conferência Ethos

• Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro;
• Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas;
• Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país;
• Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.

 www.conferenciaethos.org

Saiba mais sobre as edições:

Conferência Ethos 2023

Conferência Ethos 2023

Em 2023, a Conferência Ethos promete ser ainda mais impactante com a realização de três edições presenciais nas cidades do Rio de Janeiro, Belém e São Paulo, além de duas edições online.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2022

Conferência Ethos 2022

Em 2022 a Conferência Ethos manteve o modelo virtual, exclusivamente digital, gratuito e transmitido de forma aberta pelo canal de YouTube do Instituto Ethos.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2021

Conferência Ethos 2021

Um ano após a primeira edição totalmente virtual, a Conferência Ethos retorna no mesmo ambiente, mapeando os prejuízos econômicos e sociais que a pandemia trouxe.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2020

Conferência Ethos 2020

Primeira edição totalmente virtual e gratuita com transmissões semanais entre julho e dezembro através do canal do Ethos no YouTube.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2019

Conferência Ethos 2019

Em 2019, o evento contou com quatro edições. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, Recife também recebeu diálogos sobre desenvolvimento sustentável.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2018

Conferência Ethos 2018

Na edição comemorativa de 20 anos do Instituto Ethos, a Conferência discute temas transversais à sustentabilidade, à luz do desenvolvimento tecnológico.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2017

Conferência Ethos 2017

Pela primeira vez três edições do evento são realizadas: Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, sendo esta última a primeira cidade do Norte a receber a Conferência Ethos.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2016

Conferência Ethos 2016

O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, no Transamérica Expo Center.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2015

Conferência Ethos 2015

Em 2015, o evento contou com especialistas para dialogar sobre sustentabilidade. Veja como foi.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2014

Conferência Ethos 2014

Em 2014, o evento deu o que falar. Confira os principais destaques dessa edição.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2013

Conferência Ethos 2013

Em 2013, diversos convidados falaram sobre oportunidades de negócios sustentáveis no Brasil.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2012

Conferência Ethos 2012

O tema de 2012 foi o contexto empresarial diante da Rio+20. Veja aqui como foi o encontro.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2011

Conferência Ethos 2011

Em 2011, a conferência ocorreu na Fecomercio. Fique por dentro das discussões das mesas.

Saiba Mais

Conferência Ethos 2010

Conferência Ethos 2010

A Conferência Ethos Internaciona 2010 foi realizada entre os dias 11 e 14 de maio de 2010, no Hotel Transamérica, em São Paulo, com o tema "O Mundo sob Nova Direção.

Saiba Mais

Anteriores

Anteriores

Veja quais foram os destaques das conferências anteriores à 2010 nos seus hotsites. Conferência 2009 Conferência 2008 Conferência 2007 Conferência 2006 Conferência 2005 Conferência 2004

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.