Instituto Ethos

Compartilhar

Programa de Coleta de Pilhas, Baterias e Celulares

Eixo temático

• Meio Ambiente

 

Data de início

2010

 

Principal objetivo da prática

Conscientização e minimização dos impactos socioambientais causados pelo descarte de resíduos perigosos como pilhas, baterias e celulares nos prédios administrados pela empresa, na capital paulista e em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo.

 

Motivação

Metais pesados contidos em pilhas e baterias – como mercúrio, chumbo, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio –, quando degradados em aterros e lixões, podem contaminar os lençóis freáticos, que são fontes de abastecimento de água para consumo e produção de alimentos.

O impacto negativo no meio ambiente, e consequentemente para a saúde humana, levou a empresa a desenvolver uma iniciativa de destinação adequada desse tipo de resíduo, antes mesmo da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, do governo federal.

 

Descrição da prática

O programa compreende a disponibilização de coletores apropriados e banners informativos para o descarte adequado de pilhas, baterias e celulares. A coleta também inclui handhelds (palms), câmeras fotográficas e todos os tipos de bateria de chumbo ácido (utilizadas em no-breaks e centrais telefônicas). Na cidade de São Paulo, está implementado em 90% dos clientes da carteira de gerenciamento de propriedade da C&W, o que corresponde a pouco mais de 30 prédios.

Os resíduos têm seu destino final assegurado, pois são transformados em energia alternativa por coprocessamento – ao mesmo tempo em que são destruídos geram energia para fornos de indústrias cimenteiras, em substituição aos combustíveis fósseis ou matéria-prima.

Para pôr essa iniciativa em prática, a empresa deu os primeiros passos em meados de 2010, quando, ao final de um período de busca de fornecedores, fechou parceria com a Silcon Ambiental – especializada na retirada e transformação de resíduos dessa categoria. Para solicitar autorização de movimentação de resíduos classe I (perigosos) perante o órgão ambiental competente, a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), providenciou a documentação de todos os prédios que se interessaram em participar do programa.

Uma das primeiras vantagens da estruturação do programa de forma coletiva foi a redução de 95% do gasto com essa despesa, uma vez que foi solicitado em conjunto o documento obrigatório para transportar resíduos dessa categoria (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental).

Para sua divulgação, a C&W criou uma identificação interna e veiculou a campanha de coleta nos elevadores, por meio de mídia eletrônica, e via e-mail marketing, para as principais interfaces das operações.

A programação com o fornecedor para a retirada do material em cada ponto ainda faz parte da rotina do processo. A periodicidade das coletas atualmente é a cada dois ou quatro meses, dependendo do volume e da operação.

 

Parceria

Silcon Ambiental, empresa certificada com o ISO 9001 (gestão da qualidade) e em processo de certificação ISO 14001 (gestão ambiental), com cinco unidades de tratamento/transformação de resíduos perigosos, além de ser cadastrada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do governo federal, para transporte de resíduos perigosos.

 

Investimento

• Custo inicial: cerca de R$ 5 mil, para a aquisição de coletores apropriados e desenvolvimento de material de comunicação;

• Custo de logística: R$ 185 por coleta/ponto.

 

Ferramentas de gestão

A gestão é realizada pela própria estrutura interna de comunicação e de gerenciamento das operações da empresa.

 

Resultados e benefícios

Até o momento, mais de 8,5 toneladas de resíduos perigosos já foram devidamente destinadas, deixando de ocupar aterros sanitários e transformando-se em energia alternativa.

 

Contato

Nome: Priscila Aline de Souza

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Cushman & Wakefield (C&W)

Setor: Serviços imobiliários

Porte: Grande

Localização: São Paulo (SP)

Website: www.cushwake.com

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.