Instituto Ethos

Compartilhar

Associação Bairro Sustentável

Eixo temático

Comunidade

 

Data de início

Desde 2011

 

Principal objetivo da prática

Atuar na área de influência direta dos residenciais da Damha Urbanizadora em todo o território nacional, por meio de ações em mutirão demandadas por cada comunidade, valorizando a qualidade de vida, a requalificação urbana e o desenvolvimento regional nos âmbitos social e pessoal.

 

Motivação

A experiência aqui relatada ocorre na Comunidade São Francisco de Assis, que está localizada em Feira de Santana (BA), na principal via de acesso ao empreendimento Damha. Essa comunidade foi formada há 40 anos por descendentes de uma mesma família que ainda moram no local. Por terem esse vínculo familiar, já construíram em mutirão a igreja e a escola, juntamente com a prefeitura. Acontece que essas construções começaram a apresentar alguns problemas, por falta de manutenção. Na implantação do projeto, a comunidade apontou como principal demanda a reforma da escola e da praça de convívio, para dar melhores condições de estudo para as crianças da comunidade.

 

Descrição da prática

A Damha Urbanizadora, por meio da Associação Bairro Sustentável, inicia sua atuação com um diagnóstico local, identificando as principais lideranças comunitárias, organizações, equipamentos públicos, projetos desenvolvidos, potências e deficiências das comunidades vizinhas.

No presente caso, escolheu-se a Comunidade São Francisco de Assis por ser bem articulada tanto entre seus membros quanto com comunidades vizinhas. Feito o diagnóstico, são marcadas reuniões com a comunidade. Na primeira delas, foram definidas algumas prioridades, como, por exemplo, o cercamento da comunidade, em razão da segurança na via de acesso ao empreendimento, e a instalação de piso e forro na escola, por questão de saúde. Depois da definição das prioridades, foram marcadas as datas dos mutirões e formados os grupos de trabalho.

No dia do primeiro mutirão, participaram cerca de 100 voluntários. As atividades foram divididas principalmente por gênero: os homens foram incumbidos dos trabalhos da construção e as mulheres ficaram responsáveis pela alimentação e pelo bem-estar do grupo.

A primeira etapa terminou com o levantamento das grades no entorno da igreja e com o assentamento do piso da escola. A própria comunidade se reuniu para finalizar as tarefas predefinidas. No segundo mutirão marcado pela Associação Bairro Sustentável, realizaram-se a troca de janelas e portas e as pinturas externa e interna da escola. Também foi feita a reforma da praça de convívio, que incluiu a manutenção do espaço em geral – pisos, sala de aula ao ar livre, ajardinamento, rampa de acessibilidade, bancos e meio fio.

 

Parcerias

Damha Urbanizadora

 

Investimento

Apoio e formação de grupos de trabalho para reforma da área de convívio da comunidade. Compra de todo o material necessário para as obras.

 

Ferramentas de gestão

Pedreiro, carpinteiro e eletricista, entre outros profissionais, em ritmo de mutirão.

 

Resultados e benefícios

União para o bem-estar da comunidade.

Piso, forro, gradil, pintura, reforma da praça e novas portas e janelas.

Troca de experiências e cultura.

Geração de trabalho para pedreiro, jardineiro, encanador, carpinteiro, servente e muitos outros funcionários que vivem na comunidade e não precisarão se deslocar para a cidade.

 

Contato

Nome: Ricardo Moreira Benitez

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Damha Urbanizadora

Setor: Associação Bairro Sustentável

Porte: Grande

Localização:São Paulo (SP)

Website: www.bairrosustentavel.com.br

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.