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Gestão da Ética

Eixo temático

• Público Interno

• Cadeia de Valor

 

Principal objetivo da prática

• Assegurar um elevado grau de conscientização e de exigência ética, em nível individual;

• Minimizar o risco de ocorrência de más práticas éticas e manter uma cultura empresarial justa e íntegra, consistente com os valores assumidos pela empresa;

Gerar transparência e confiança nas relações e responsabilidade pelas consequências das decisões e dos atos praticados.

 

Motivação

A empresa constatou a necessidade de identificar e valorizar aspectos relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, respeito ao meio ambiente e combate à corrupção. Ao lado dos pilares estratégicos da empresa – crescimento orientado, risco controlado e eficiência superior –, devem ser garantidos comportamentos consistentes dos colaboradores e em toda a cadeia de valor.

 

Descrição da prática

A integridade é um dos oito Princípios de Desenvolvimento Sustentável, que orientam a atuação da EDP Energias do Brasil. Para disseminá-lo e monitorar o comportamento do seu público interno e os processos de interação com os públicos de interesse, a companhia promove a gestão de quatro ações específicas:

• Código de Ética – Criado em 2005, orienta as ações de relacionamento da empresa e de suas controladas com o público interno e externo. Estabelece uma conduta de transparência, honestidade e integridade, com o cumprimento de legislação, respeito aos direitos humanos, não discriminação, igualdade de oportunidades e proibição de práticas de suborno e corrupção. Está disponível na intranet da empresa e na internet (www.edpbr.com.br). Uma versão impressa também é entregue na contratação de cada colaborador e como anexo dos contratos com os fornecedores e prestadores de serviços.

• Canal Ética EDP – Abrange os temas da conduta ética e também questões de gestão, contabilidade, auditoria, controle interno e outras requeridas pela legislação local, por agentes regulatórios ou por políticas internas. Acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores podem apontar condutas que julguem inadequadas aos princípios do Código de Ética. O registro de uma solicitação ou situação é feito pelo link Canal de Ética, no site da companhia, não sendo necessário identificar-se, pois o anonimato é garantido a quem quiser preservá-lo. Ao selecionar a opção para enviar uma denúncia, é disponibilizado um formulário para preenchimento da mensagem e, no final, automaticamente é gerado um número de protocolo que permite consultar o andamento da comunicação. Outra alternativa é o contato por carta, por meio de uma caixa postal, também com garantia de anonimato. Todas as comunicações são encaminhadas ao Comitê de Ética.

• Comitê de Ética – Criado em abril de 2006 e composto por cinco membros que fazem parte da diretoria executiva da EDP Energias do Brasil, tem como principal objetivo manter os mais elevados padrões de conduta ética. Realiza reuniões mensalmente para analisar, definir providências e acompanhar as eventuais situações de conflito apresentadas pelas diversas áreas da organização e as mensagens recebidas pelos canais disponíveis. A cada três meses, as questões de ética são reportadas ao Provedor de Ética em Portugal, responsável pelo registro das reclamações de natureza ética de todo o Grupo EDP e por seu acompanhamento.

• Treinamento Gestão da Ética – Como reforço para a promoção da conduta ética nos negócios, em agosto de 2010 foi lançado o treinamento em Gestão de Ética via e-learning, destinado aos colaboradores de todas as unidades da empresa, com acesso pela intranet. A proposta é submeter os participantes a dilemas éticos e reforçar as políticas corporativas da companhia. O treinamento tem quatro horas de duração.

 

Ferramentas de gestão

• Código de Ética;

• Princípios de Desenvolvimento Sustentável;

• Política de combate a corrupção, suborno e propina;

• Treinamento e-learning de ética;

• Canal de Ética EDP;

• Cadastro Pró-Ética;

• Plataforma de monitoramento do Pacto Empresarial pela integridade e contra a corrupção.

 

Resultados e benefícios

• Selo ético – Uma das quatro primeiras empresas brasileiras a obter o selo criado pela Controladoria-Geral da União, que visa reconhecer negócios com boa governança e padrões éticos;

• Treinamento de Ética – Mais de 2 mil colaboradores treinados, desde 2011.

• Canal de Ética – Atende às boas práticas de governança corporativa e é ferramenta requerida para avaliação da empresa por importantes índices e instituições.

 

Contato

Nome: Anna Julia Souza

E-mail: anna.souza@edpbr.com.br

 

Dados da empresa

Nome: EDP Energias do Brasil

Setor: Energia

Porte: Grande

Localização: São Paulo (SP)

Website: www.edpbr.com.br

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